(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Coronel Fabriciano decreta situação de emergência por causa da dengue

Cidade teve 578 notificações de casos suspeitos da doença na primeira semana de 2016


postado em 13/01/2016 19:34 / atualizado em 13/01/2016 20:28

A prefeitura de Coronel Fabriciano, na Região do Vale do Rio Doce, decretou situação de emergência por causa da dengue. O decreto facilitará a contratação de serviços emergenciais de prevenção e combate à proliferação do Aedes aegypti. Somente na primeira semana de 2016, o município teve 578 notificações de casos suspeitos da doença.

“Vamos conseguir agilizar nossas ações. A situação tem nos preocupado, principalmente, pela possibilidade do mosquito transmitir além da dengue, a febre chikungunya e o zika vírus. Iniciamos uma força-tarefa e precisamos da ajuda de cada morador para eliminar todos e quaisquer focos”, disse a prefeita Rosângela Mendes.

Segundo o secretário de saúde, Rubens Castro, a cidade vem registrando um grande aumento de notificações desde dezembro. Na primeira semana do mês, o município teve 24 notificações. Nas semanas seguintes, o número subiu para 47, 97, 117 e chegou a 267 nos últimos dias do ano passado.

"Houve uma transmissão muito alta nessas semanas e ficamos preocupados. Hoje estamos reunidos com representantes da Secretaria de Estado de Saúde para buscarmos uma ação coordenada", disse o secretário.

O Plano Regional de Contingência e Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus será implantado nesta sexta-feira. A reunião é uma convocação em caráter emergencial aos 35 municípios da Região Metropolitana do Vale do Aço, onde deverão estar presentes todos os Prefeitos e Secretários de Saúde da região.

A prefeitura estima que em um período de pouco mais de 70 dias, aproximadamente 43.200 residências sejam visitadas duas vezes em todo município. A administração municipal colocará em prática uma lei que irá punir moradores que não adotarem medidas de controle do Aedes aegypti. A multa para quem impedir a ação dos agentes de saúde pode variar de R$ 1080 a R$ 6480.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)