(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Árvores caídas expõem risco para as crianças na Praça da Assembleia


postado em 14/12/2015 06:00 / atualizado em 14/12/2015 08:12

Pais ficaram preocupados com a grande árvore que atingiu os brinquedos do parquinho, mas as crianças se divertiram com a novidade(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Pais ficaram preocupados com a grande árvore que atingiu os brinquedos do parquinho, mas as crianças se divertiram com a novidade (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Duas árvores com mais de 10 metros de altura caíram na recém-reformada Praça da Assembleia (Carlos Chagas), no Bairro Santo Agostinho, na Região Centro-Sul de BH, levando perigo aos frequentadores. A maior delas, um exemplar típico de cerrado com espinhos nas cascas, desmoronou sobre o parquinho de areia e os brinquedos infantis e ontem ainda era usada como brinquedo pelas crianças. A outra caiu sobre o gramado, entre as avenidas Olegário Maciel e Barbacena. De acordo com frequentadores, as duas árvores caíram na sexta-feira, depois de uma forte ventania seguida de chuva, no final do dia. As obras de requalificação da praça ocorreram entre julho do ano passado e outubro deste ano, ao custo de R$ 13 milhões, executada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), com financiamento da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Apesar de as crianças terem achado interessante o desafio que representou escalar a grande árvore que se interpôs entre os obstáculos de madeira dos brinquedos e escorregadores do parquinho, os pais não acharam graça de ver uma ameaça daquelas no ambiente frequentado pelos pequenos. “Esta é uma área muito frequentada, principalmente nos fins de semana. Acho que a PBH deveria ter mais atenção para a conservação e o estado dessas árvores. Uma praça é gostosa com árvores, mas não dá para pôr em perigo quem a frequenta”, disse a analista jurídica Giselle Magalhães, de 35 anos, mãe de gêmeos de 2 anos e meio que se divertiam no parquinho. “E me parece que essa árvore não tinha raízes muito firmes”, observou a analista. De fato, as raízes não ultrapassavam 30 centímetros de profundidade e aparentavam ser insuficientes pelo tamanho do tronco e dos galhos.

Outro frequentador, o professor universitário Homero Domingues, de 42, criticou o fato de a PBH, dois dias depois do acidente, não ter removido a árvore, cheia de espinhos do espaço de lazer das crianças. “Não dá para dizer se a árvore estava frágil, mas ela tinha de ter sido retirada na sexta-feira mesmo, quando caiu, ou no dia seguinte e não ficar esparramada no parquinho”, afirma.

A reportagem do Estado de Minas procurou a PBH e até o fechamento da edição a assessoria de imprensa não tinha uma posição oficial sobre a situação das árvores e os motivos pelas quais elas não foram removidas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)