(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fontes voltam a funcionar na Praça da Estação

Sudecap testa equipamentos após reparos e diz que eles podem ser religados definitivamente neste fim de semana. Iluminação rosa marca campanha de combate ao câncer de mama


postado em 01/10/2015 19:43 / atualizado em 01/10/2015 22:45

Ver galeria . 18 Fotos O equipamento deve voltar a ser ligado no fim de semanaRamon Lisboa/EM/D.A.Press
O equipamento deve voltar a ser ligado no fim de semana (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A.Press )

As águas voltaram a jorrar na Praça Rui Barbosa (Estação), em teste realizado no fim da tarde desta quinta-feira por técnicos da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). O retorno da fonte coincide com o anúncio de ativista do movimento Praia da Estação de que, no sábado, o novo endereço das ações do grupo será a Praça Diogo de Vasconcelos (Savassi). A Sudecap, por meio de nota, admitiu a possibilidade de que neste fim de semana o equipamento seja ligado na praça da área central.

No último sábado, milhares de pessoas se encontraram na Praça da Estação, porém, a fonte não foi ligada, apesar do forte calor. Indignados, os integrantes do Praia da Estação sugeriram uma manifestação político-cultural na Savassi, onde os aspersores de quatro fontes estão funcionando normalmente. Já houve outros encontros na área central, em que os ativistas usaram caminhão-pipa para substituir a fonte.

A Sudecap não soube informar há quanto tempo o sistema da Praça da Estação está inativo, apesar de pessoas que trabalham na região dizerem que desde 2013 as águas não jorravam na praça. Na nota, a superintendência esclarece que os reparos foram concluídos, com a impermeabilização dos tanques de água que ficam sob a praça e a substituição de todo o sistema elétrico e dos motores.

Ao ser questionado sobre quanto tempo o sistema ficou parado para manutenção, a atendente do setor de imprensa da Sudecap disse que não tinha a informação. Mas confirmou que a conclusão dos reparos ocorreu em janeiro deste ano, e não soube explicar a espera de quase nove meses para o retorno da fonte.

“A prefeitura avalia os critérios que adotará para o funcionamento da fonte, de forma a evitar que o mecanismo das bombas volte a ser danificado por objetos atirados na água, tais como latas de cerveja, guimbas de cigarro, preservativos e outros”, acrescentou a nota. Além da Praça da Estação, a Sudecap é responsável pelas fontes das praças da Savassi e Raul Soares, todas na Região Centro-Sul.

ILUMINAÇÃO Os testes da fonte na Praça Rui Barbosa também coincidiram com a instalação da iluminação da campanha “Outubro Rosa”, que visa a alertar a população sobre a prevenção do câncer de mama. Hoje, as luzes rosa também foram acessas no Palácio da Liberdade, na Praça da Liberdade. Nos próximos dias, o rosa vai colorir a iluminaçao de outros prédios e praças na Região Centro-Sul.

Os testes dos aspersores foram suficientes para chamar a atenção de quem passava pela Praça da Estação. A estudante de enfermagem Bruna Oliveira, de 21 anos, comemorou o cenário. “Passo aqui com frequência e há tempos não via as águas jorrando. Além de refrescante, num fim de tarde quente, é um espetáculo. Foi lindo ver a fonte funcionando novamente”.

O casal potiguar Djalma Motta, de 54, e Auxiliadora Medeiros, de 40, não resistiu e parou para fazer fotos. “Fiquei surpreso ao saber que a fonte estava desativada. É uma atração turísticas, que encanta as pessoas de fora”, disse Djalma, que está de passagem pela capital mineira com a mulher. “Como gostaria que em nossa cidade tivesse algo do tipo! É um pecado não manter a fonte ligada todos os dias”, completou Auxiliadora, que mora com o marido em Caicó, no Rio Grande do Norte.

A dona de casa belo-horizontina Aparecida Borges Stesannelli, de 42, matou saudade da fonte e também fez fotos. “Fazia tempo que não funcionava e, no atual momento de escassez de água, penso que é preciso adotar critérios de uso, para não ter desperdícios. Não pode a praça virar um grande chuveiro público, com risco de prejudicar até a qualidade da água”, alertou.

Com fonte ou não na Praça Rui Barbosa, integrantes do movimento Praia da Estação parecem insistir na manifestação na Savassi, no sábado. “É tanto medo de a praia invadir a savêisse (sic) que os caras até arrumaram a fonte da Praça da Estação”, diz um post numa página do Facebook, debaixo de uma foto da água jorrando na Rui Barbosa. “Só de raiva, vou me bronzear toda naquela Savassi!”, postou outro internauta.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)