(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bombeiros combatem ao incêndio no Parque do Rola-Moça

Chamas destruíram uma área de aproximadamente mil hectares desde a manhã de domingo e atingem três mananciais


postado em 21/09/2015 07:57 / atualizado em 21/09/2015 16:24

Ver galeria . 11 Fotos Incêndio no Parque do Rola-MoçaPaulo Filgueiras/EM/D.A Press
Incêndio no Parque do Rola-Moça (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press )
O Corpo de Bombeiros retomou, na manhã desta segunda-feira, o combate ao incêndio no Parque da Serra do Rola-Moça, nas proximidades do Jardim Canadá, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os trabalhos tiveram que ser interrompidos no fim da noite de domingo por conta da densa fumaça e da baixa visibilidade.  


Segundo a corporação, as chamas começaram por volta das 11h de ontem e já destruíram uma área de cerca de mil hectares, o equivalente a um quarto da área total do Rola-Moça, de 3,94 mil hectares. Já o Instituto Estadual de Florestas (IEF) afirma que o fogo consumiu 450 hectares de vegetação. Aproximadamente 100 pessoas, entre bombeiros, brigadistas e voluntários, estão no local e o incêndio está fora de controle, atingindo três mananciais. Dois aviões do IEF fazem o combate às chamas, despejando água.

Por causa da forte fumaça no local, motoristas que retornavam de Casa Branca, em Brumadinho, em direção à capital, foram obrigados a aumentar o percurso em 25 quilômetros, já que a estrada que corta o parque foi fechada. O número de incêndios em Minas neste ano, até agosto, supera em 26,72% o de 2014, segundo dados do Corpo de Bombeiros. A ocorrência de ontem é a maior já registrada em 2015 na Grande BH.

(foto: Rodrigo Dayrell)
(foto: Rodrigo Dayrell)
Até o mês passado, foram 2.423 ocorrências de incêndio no estado atendidas pelo Corpo de Bombeiros. Em 2014, no mesmo período, foram 1.912 casos. Segundo a corporação, em 2015, a área queimada no Rola-Moça já chega a 29,24 hectares em 34 ocorrências registradas até a última quinta-feira e, portanto, os números não incluem a ocorrência de ontem. No ano passado, foram 697,68 hectares. Em 2013, 39,25.

No Sul de Minas, um incêndio já atingiu mais de 3 mil hectares do Parque da Serra da Boa Esperança, mais da metade da área total da unidade. A queimada começou na sexta-feira. Mais de 30 pessoas trabalham no local para controlar as chamas e contam com auxílio de uma aeronave do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

CLIMA Segundo o 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia, depois de marcar 34 graus no sábado, as temperaturas aliviaram um pouco ontem. Os termômetros marcaram 31,2 graus em Belo Horizonte. A umidade relativa do ar chegou a 21%. “O calor teve seu pico e perde intensidade”, afirma o meteorologista Cléber Souza. Não há previsão de chuva ao longo da semana. Segundo ele, a massa de ar seco continua predominando no estado.

INTERIOR No Sul Minas, o Corpo de Bombeiros de Varginha e 16 brigadistas do IEF tentam debelar as chamas que consumiram cerca três mil hectares de vegetação do Parque da Serra da Boa Esperança, mais da metade da área total da unidade. Na manhã desta segunda, as ações estão concentradas em focos isolados e em uma linha de fogo de aproximadamente cinco quilômetros de extensão. Dois aviões do IEF e um helicóptero da Polícia Militar auxiliam nos trabalhos.

Entre a última sexta-feira e domingo, o Corpo de Bombeiros de Montes registrou nove incêndios de proporções menores em matas e lotes vagos no Norte de Minas. De janeiro a agosto deste ano, a corporação já contabilizou 220 ocorrências na região.

Com informações de Pedro Rocha Franco

Vídeo mostra incêndio no Rola-Moça


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)