(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Morre em Belo Horizonte a escritora Helena Jobim

Autora era a única irmã de Tom Jobim, e morava na capital mineira desde 2000


postado em 13/09/2015 23:07 / atualizado em 14/09/2015 14:35

(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)

Morreu neste domingo, em Belo Horizonte, a escritora Helena Isaura Brasileiro de Almeida Jobim, única irmã do maestro Tom Jobim. Helena tinha 84 anos. Ela sofria de mal de Alzheimer e faleceu em decorrência de problemas nos rins. O velório é realizado na Santa Casa de Misericórdia, no bairro Santa Efigênia. O enterro será no Cemitério da Paz.

Helena Jobim começou a escrever ainda criança. Seu primeiro livro, o romance 'A chave do poço', lançado na década de 1960, ficou entre os finalistas do prestigiado Prêmio Walmap.

A consagração da escritora veio com 'Trilogia do assombro', levado posteriormente às telas pelo cineasta Marco Altberg. Lançado em 1986, o filme 'Fonte da Saudade' conta a história de três mulheres em meio a lembranças de infância. O diretor reuniu elenco de primeira: Lucélia Santos, Cláudio Marzo, Chico Díaz, Norma Benguell, José Wilker, Daniel Dantas e Paulo Betti.

Em 1993, Helena recebeu o Prêmio Destaque em Prosa, concedido pela União Brasileira de Escritores. Ela escreveu também uma biografia dedicada ao irmão: 'Antônio Carlos Jobim – Um homem iluminado', lançada em 1996 pela Editora Nova Fronteira. O livro foi editado em Portugal e no Japão. Helena foi também cronista do Estado de Minas.

Radicada desde 2000 em Belo Horizonte, a escritora carioca terá sua vida levada ao cinema pelo diretor mineiro Ernane Alves.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)