(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Audiência pública ouve índia presa durante manifestação em Montes Claros


postado em 09/09/2015 12:44 / atualizado em 09/09/2015 13:50

Índia Xacriabá (D) participou de reunião na Assembleia (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Índia Xacriabá (D) participou de reunião na Assembleia (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
A índia Juvana Evarista dos Santos foi ouvida nesta quarta-feira, durante audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa. Pertencente à tribo Xacriabá, a Juvana foi presa e algemada pela Polícia Militar durante uma manifestação do "Grito do Excluídos", no desfile de Sete de Setembro. O caso ocorreu nessa segunda-feira, em Montes Claros, no Norte de Minas.

Em entrevista coletiva, a índia voltou a criticar a conduta do PM que a algemou, denunciou excessos da corporação e contou detalhes da prisão. "Desde o início da conduta, o policial já veio com agressão. Eu não estava apresentando ameaça a ninguém, não estava resistindo. Inclusive, eu já estava virada de costas para a parede e algemada. Do nada, ele me puxa e joga no chão", relatou.

De acordo com a polícia, a prisão da índia ocorreu em meio a uma confusão após a apresentação de escolas da cidade. Integrantes do "Grito do Excluídos" queriam desfilar na frente dos estudantes, o que contrariou um acordo entre a PM e as instituições de ensino.

Assim que terminou o desfile dos alunos na Avenida Deputado Esteves Rodrigues, os manifestantes entraram na via e pararam em frente o palanque onde se encontravam as autoridades. Entre elas, estava o prefeito da cidade, Ruy Muniz.

Conforme a polícia, a índia Xacriabá estava com arco e flecha nas mãos e teria chutado um gradil de proteção após o desfile de estudantes da cidade. A estrutura atingiu um policial militar, o que deu início à confusão. O comando da 11ª Região da Polícia Militar anunciou nessa terça-feira que instaurou um procedimento administrativo para apurar o caso.

Assista à entrevista da índia


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)