(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Obras de despoluição da Lagoa da Pampulha serão retomadas em junho

Copasa anunciou a liberação dos processos judiciais e a implantação dos quatro quilômetros restantes da rede coletora de esgoto


postado em 25/05/2015 16:17 / atualizado em 25/05/2015 16:39

Limpeza da Lagoa da Pampulha faz parte dos compromissos firmados para a candidatura do conjunto a a Patrimônio Cultural da Humanidade(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press)
Limpeza da Lagoa da Pampulha faz parte dos compromissos firmados para a candidatura do conjunto a a Patrimônio Cultural da Humanidade (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press)

O compromisso de deixar a Lagoa da Pampulha completamente limpa até o fim de 2015 ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira. A Copasa anunciou que as obras de despoluição do espelho d'água serão retomadas em junho. Segundo a companhia, o projeto poderá ser finalizado após a liberação dos processos judiciais que impediam o andamento. Cerca de 100 quilômetros das redes coletoras e interceptoras de esgoto já foram construídos e o outros quatro estavam sob impasse judicial.

O Conjunto Moderno da Pampulha é candidato a Patrimônio Cultural da Humanidade, mas a lagoa ainda hoje recebe esgoto dos córregos Ressaca e Sarandi, na divisa com Contagem, na região metropolitana. Segundo a Copasa, a conclusão das intervenções, prevista para até 120 dias após seu início, representa o cumprimento do papel da companhia e do Governo no programa de candidatura ao título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O principal impasse era referente à desapropriação dos terrenos do Beco Ibaté, Parque São João, Vila da Lua Nova, Vila Boa Vista e Vila Pérola. Os mandados de imissão de posse já foram emitidos e os moradores irão receber uma bolsa moradia da prefeitura de Contagem. Prédios serão construídos para reassentamento das famílias removidas, no entanto o processo dos lotes onde os imóveis serão construídos ainda não foi liberado. Segundo a Copasa, essa pendência não implica no atraso das obras.

A empresa já investiu R$ 102 milhões na construção de estações elevatórias, interceptores e no sistema de coleta nos bairros situados ao longo da bacia para encaminhamento do esgoto coletado em Belo Horizonte e Contagem. A lagoa passa também por uma fase de desassoreamento. O processo teve em 2012 e já resultou na retirada de cerca de 800 mil toneladas de sedimentos.

A Bacia da Lagoa da Pampulha tem uma área de 98,4 quilômetros quadrados e é formada por oito sub-bacias, localizadas nos municípios de Belo Horizonte e Contagem. Ela faz parte da Bacia do Ribeirão do Onça e integra a Bacia do Rio das Velhas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)