(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Número de ônibus incendiados na capital mineira em 2015 alcança total registrado em 2014

Atos de vandalismo prejudicam, principalmente, usuários do transporte coletivo, que são obrigados a enfrentar a redução temporária de veículos em circulação


postado em 06/05/2015 11:27 / atualizado em 06/05/2015 16:01

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) confirmou nesta quarta-feira que já chega a oito o número de ônibus urbanos incendiados na capital mineira nos primeiros meses de 2015. A soma é igual ao total registrado em todo o ano de 2014.

“O número totaliza, em média, um veículo queimado a cada 16 dias”, informou a nota emitida pelo sindicato. Desde novembro de 2012, 25 ônibus do sistema foram incendiados, sendo 8 este ano, 8 em 2014, 6 em 2013 e 3 em 2012. De acordo com o Setra, os atos de vandalismo prejudicam, principalmente, os usuários do transporte coletivo, que são obrigados a enfrentar a redução temporária de veículos em circulação.

“Em resumo, um ônibus queimado significa um ônibus a menos na linha por tempo não inferior a 150 dias”, garante o sindicato. Caso a substituição ocorra com mais rapidez, o veículo corre o risco de ser qualitativamente inferior ao incendiado em termos de conforto. O Setra lembra, ainda, que episódios de vandalismo afetam psicologicamente todos os motoristas e cobradores que operam o sistema, além de prejudicar a capacidade de reinvestimento dos consórcios.

Na manhã desta quarta-feira, um ônibus foi incendiado no Bairro Santa Fé, em Ribeirão das Neves, depois que um homem foi morto durante uma troca de tiros com a Polícia Militar (PM). Segundo a PM, um grupo com cerca de 100 pessoas, armado com coquetéis molotov e galões de gasolina ordenou a parada de um ônibus da linha 3302B. Funcionários e passageiros desceram do veículo e o ônibus foi destruído.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)