(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bairro Santa Tereza pode ser tombado pelo Patrimônio Cultural de BH

Imóveis históricos de um dos bairros mais tradicionais de Belo Horizonte serão protegidos


postado em 04/03/2015 08:36 / atualizado em 04/03/2015 08:54

O bairro é basicamente composto por residências e pequenos comércios(foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press)
O bairro é basicamente composto por residências e pequenos comércios (foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press)

Quarta-feira decisiva para os moradores do tradicional Bairro Santa Tereza, na Região Leste de Belo Horizonte. Nesta tarde, o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município vai votar o tombamento do conjunto urbano do bairro.

O presidente da Fundação Municipal de Cultura de BH (FMC), Leônidas Oliveira, explica que o projeto de tombamento começou há 20 anos e há dois foi criada uma força-tarefa para fazer um estudo mais aprofundado de Santa Tereza para protegê-lo e evitar que passe por grandes transformações, como a verticalização. “O tombamento é a ferramenta de política pública de patrimônio para manter Santa Tereza como um legado para a cidade no que restou da sua forma”, explica Oliveira.

“É um bairro tradicional de Belo Horizonte, que guarda coisas do início da sua formação. Então o interesse é manter essa linha, essas características para a cidade e os belo-horizontinos”. O presidente da FMC também destaca que, além de Santa Tereza, os bairros Cidade Jardim e Pampulha são os únicos da capital que mantêm as características originais, principalmente de altimetria.

Ainda não há informações sobre quais imóveis serão tombados mas, até o ano passado, a estimativa da fundação era de que 120 bens de interesse histórico, cultural e arquitetônico do bairro seriam preservados. O bairro é basicamente composto por residências e pequenos comércios.

Às 14h, o Conselho vai se debruçar sobre o dossiê de Santa Tereza, que traz um inventário das casas, praças e ruas, com plantas urbanísticas e detalhes mais aprofundados. Após a análise, os membros vão deliberar sobre tombamento por meio do voto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)