(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Passarela provisória será construída embaixo de ponte interditada em Almenara

Local foi palco de afogamento de um adolescente que tentou atravessar o Rio Jequitinhonha a nado nessa quinta-feira. Corpo da vítima ainda é procurado pelos Bombeiros


postado em 16/01/2015 15:38

Carretas levam peças para construção da passagem provisória(foto: Polícia Militar/Divulgação)
Carretas levam peças para construção da passagem provisória (foto: Polícia Militar/Divulgação)

Dezenas de caminhões carregados com peças pesadas chegaram em Almenara, na Região do Vale do Jequitinhonha, nesta sexta-feira. Os equipamentos serão usados para montar uma passarela provisória que servirá para a passagem de pedestres sobre o rio Jequitinhonha. O trabalho será feito pelo Departamento de Estradas de Rodagens de Minas Gerais (DER/MG) embaixo da ponte que dá acesso ao Bairro Cidade Nova, interditada por problemas na estrutura. Nessa quinta-feira o local foi palco de uma tragédia quando dois amigos tentaram atravessar o manancial a nado. Um deles se afogou. O corpo ainda é procurado pelos Bombeiros.

De acordo com a assessoria de imprensa do DER, técnicos do órgão já trabalham no local para construir a nova estrutura. Pelo menos 11 carretas carregadas com ferragens já chegaram na cidade. Os trabalhos serão feitos por uma empresa terceirizada contratada pelo órgão. Os serviços serão feitos em caráter emergencial para evitar a travessia dos pedestres em barcos e balsas.

A Polícia Militar (PM) acompanha as travessias desde que uma rachadura em uma das colunas da ponte foi detectada. Segundo o soldado Henrique Santos Araújo, os trabalhos para a construção da passarela provisória devem durar sete dias. “A empresa terceirizada contratada pelo DER pediu um prazo de uma semana. Um dos técnicos afirmou que vai tentar construir no menor tempo possível. A previsão é que até a próxima sexta-feira esteja pronta. Mas, dizem que vão tentar entregar na quarta-feira”, afirma o militar.

A passarela deve ter 2,4 metros de largura, o que pode possibilitar a travessia de pedestres e até de motos, porém, a PM já estuda proibir a passagem de motocicletas. “Não vamos permitir a passagem desses veículos com pessoas montadas. Vamos analisar se liberaremos apenas sendo empurrada”, comentou o soldado.

Enquanto a solução não fica pronta, a PM tenta arrumar barcos para ajudar na travessia. Apenas três equipamentos estão sendo usados. “Como são movidos com motores, um deles ficou sobrecarregado e estragou. Estamos tentando o conserto e também arrumar outros barcos”, diz Araújo.

O DER confirmou que a passagem provisória será construída. Informou que o procedimentojá estava previsto antes do afogamento do adolescente. Porém, não informou os prazos da obra.



Afogamento

O Corpo de Bombeiros trabalha nas buscas no Rio Jequitinhonha para tentar encontrar o corpo do adolescente de 16 anos que está desaparecido desde a tarde de quinta-feira. Junto com um amigo, ele tentou atravessar o manancial sob a ponte que dá acesso ao Bairro Cidade Nova. O acidente aconteceu por volta das 15h50. De acordo com a Polícia Militar (PM), um jovem de 22 anos, colega de trabalho da vítima, disse que eles estavam saindo do serviço quando tentaram atravessar o rio a nado em direção ao bairro. Durante a travessia, ele percebeu que o amigo não conseguia mais nadar e estava pedindo socorro, mas não conseguiu alcançá-lo.

O soldado Henrique Santos estava no local e participou no resgate. “Na hora que tiraram o rapaz resgatado eu conversei com ele. Perguntei porque ele se aventurou lá, mas ele não estava muito bem e nem conseguia conversar direito porque estava com uma exaustão muscular imensa. Ele falou que eles pularam e tentaram atravessar”, explica o militar. O rapaz recebeu os primeiros atendimentos dos policiais e preferiu não ir para o hospital.

Ainda de acordo com o policial, durante o resgate surgiram várias versões para o incidente. Algumas informações no local davam conta de que os jovens beberam antes de entrar no rio, outras de que as vítimas estavam na fila para embarcar em uma das balsas que fazem a travessia do rio desde que a ponte foi interditada. A cidade é atendida pelo Corpo de Bombeiros de Teófilo Otoni. A corporação informou que uma equipe foi enviada à Almenara na manhã desta sexta para fazer buscas pelo adolescente.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)