(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Justiça acata preventiva e analisa soltura de ex-policial suspeito de matar fiscal em supermercado

O crime aconteceu em 26 de dezembro em um centro de compras na Avenida Cristiano Machado, no Bairro Cidade Nova, Região Nordeste de BH. Câmeras de segurança flagraram o homicídio


postado em 05/01/2015 16:11 / atualizado em 05/01/2015 16:28

O ex-policial civil está preso na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem(foto: Beto Novaes/EM/D.A.Press/Reprodução)
O ex-policial civil está preso na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem (foto: Beto Novaes/EM/D.A.Press/Reprodução)

A Justiça vai analisar nos próximos dias o pedido de soltura do ex-policial civil Ivair Maria Alves, de 46 anos, que assumiu ter matado, friamente, o fiscal de loja Vinícius Linhares de Jesus, de 34, dentro de um supermercado no Bairro Cidade Nova, na Região Nordeste de Belo Horizonte. O pedido de prisão preventiva feito pela Polícia Civil foi acatada na última semana. Ainda não há data para o recurso da defesa do suspeito ser julgado.

O ex-policial foi reconhecido por colegas de corporação e pelo serviço de inteligência da Polícia Militar (PM), que analisaram as câmeras do circuito interno do centro de compras, e acabou preso horas depois do crime. No dia da prisão, Ivair deu declarações cheias de contradições. Ele atribui o crime ao fator de ter descoberto envolvimento de sua filha, de 12 anos, com a vítima, o que teria sido identificado por ele a partir da página de Vinícius no Facebook. Ele, porém, admite que sabia também que o fiscal havia tido um relacionamento com sua esposa, há dois anos, mas nega que tenha sido esse o motivo do crime.

Para a delegada Alice Batello, da Delegacia de Homicídios Leste, responsável pelo caso, o assassinato teve motivos passional. Segundo a policial, o suspeito se manteve calado durante os depoimentos, porém, com base em provas, ela considerou o crime como passional devido a ciúmes da companheira.

O inquérito sobre o homicídio foi entregue em 30 de dezembro à Justiça com o pedido de conversão da prisão em flagrante para a prisão preventiva. A promotora Fernanda de Paula Silva, do 1º Tribunal do Júri, deu parecer favorável pela mudança e o juiz de plantão acatou o pedido na última sexta-feira.

Os advogados de Ivair entraram com um pedido, também na sexta-feira, para a soltura do ex-policial. O caso foi encaminhado para a promotora Fernanda de Paula que já adiantou que será contra o habeas corpus. Em seguida, o recurso vai ser encaminhado para o juiz, que vai analisar o caso. Enquanto isso, o suspeito segue preso na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O assassinato

O crime foi cometido a sangue frio pelo ex-policial. As imagens do circuito de segurança do supermercado mostraram o assassino caminhando pelo setor de bebidas e olhando para os dois lados. Antes de entrar em outro corredor, o homem ainda teve a calma de deixar que uma cliente com um carrinho de compras passasse em sua frente. Em seguida, caminhou até o setor de perfumaria, olhou mais uma vez ao redor e identificou a vítima, parada diante de uma prateleira. Quando se aproximou de Vinícius, que estava de lado, conversou com ele por poucos segundos. De acordo com o relato de testemunhas à Polícia Militar, em seguida o criminoso sacou uma arma semiautomática e disse: “É você mesmo, desgraçado”.

Depois disso, o homem atirou pela primeira vez, de um modo incomum, como se empurrasse a arma na direção da vítima. O fiscal de loja caiu, se encolhendo por causa do ferimento, e o assassino caminhou lentamente ao seu lado, com o braço esticado e desferiu mais tiros antes de sair calmamente. Porém, acabou preso horas depois.

Veja as imagens do crime



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)