(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Conjunto Moderno da Pampulha se candidata a Patrimônio Cultural da Humanidade

Prefeito Marcio Lacerda entregou nesta sexta-feira ao Iphan, o dossiê com mais de 500 páginas, que será encaminhado à Unesco


postado em 12/12/2014 15:03

Na foto, Marcio Lacerda, prefeito de Belo Horizonte e Jurema Machado, presidente do Iphan(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)
Na foto, Marcio Lacerda, prefeito de Belo Horizonte e Jurema Machado, presidente do Iphan (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, entregou, na manhã desta sexta-feira, ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o documento que pede o reconhecimento do Conjunto Moderno da Pampulha como Patrimônio Cultural da Humanidade. O dossiê, que possui mais de 500 páginas, será enviado, ainda este ano, à sede da Unesco, em Paris. O pedido deverá ser analisado em fevereiro de 2015.

Durante a solenidade, a presidente do Iphan, Jurema Machado, disse que a Pampulha já possui um nome forte lá fora e que o que falta, agora, é apenas o título de reconhecimento. Já o prefeito Marcio Lacerda lembrou que a despoluição da lagoa continua sendo um desafio, mas informou que o desassoreamento foi feito e que mais de 800 mil metros cúbicos de lama e detritos foram retirados.

A Pampulha está na lista indicativa do Brasil desde 1996 e sua candidatura a Patrimônio Cultural da Humanidade foi retomada pela prefeitura em dezembro de 2012. O Conjunto Moderno da Pampulha inclui os edifícios e jardins da Igreja de São Francisco de Assis, o atual Museu de Arte da Pampulha (antigo Cassino), a Casa do Baile (atual Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design de Belo Horizonte), o Iate Golfe Clube (hoje Iate Tênis Clube), além da residência de Juscelino Kubitschek, o espelho d'água e a orla da Lagoa no trecho que os articula.

A cerimônia de entrega do dossiê teve início por volta das 9h30, no Museu de Arte da Pampulha (MAP). Estiveram presentes o prefeito de Belo Horizonte, a presidente do Iphan, representantes da UNESCO no Brasil, do Itamaraty, do Ministério da Cultura e do Comitê Técnico.

Com informações de Gustavo Werneck


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)