(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Motorista de ônibus que capotou e matou cinco na BR-381 é autuado por transporte irregular

Condutor e testemunhas serão ouvidos pela Polícia Civil após a conclusão do laudo pericial do acidente. As cinco pessoas que morreram na saída da pista, em Bela Vista de Minas, já foram identificadas


postado em 05/12/2014 11:45 / atualizado em 05/12/2014 11:57

Veículo saiu da pista da BR-381, capotou e foi parar em uma ribanceira(foto: PRF/Divulgação)
Veículo saiu da pista da BR-381, capotou e foi parar em uma ribanceira (foto: PRF/Divulgação)


Foi autuado por transporte irregular o motorista do ônibus que caiu em uma ribanceira, na madrugada de quinta-feira, na BR-381, em Bela Vista de Minas, na Região Central do estado. O acidente matou cinco pessoas que seguiam da cidade de Ribeiro Pombal, na Bahia, em direção a São Paulo. Outros 22 ocupantes do veículo ficaram feridos.

De acordo com a Polícia Civil, o caso será investigado pela delegada Ana Carolina Ferreira de Freitas, da Delegacia de Polícia Civil de Nova Era. Nesta manhã, ela ainda aguardava o boletim de ocorrência, que ainda não foi encerrado pela Polícia Rodoviária Federal. Ao longo da quinta-feira, os policiais buscavam identificar as vítimas e colher outras informações necessárias para a confecção do documento.

Por meio da assessoria de imprensa da corporação, ela confirmou que o motorista foi autuado pela PRF, mas não foi preso. Após receber alta médica do Hospital Margarida, em João Monlevade, ele e outras vítimas foram levados para um hotel onde receberam acomodações, alimentação e roupas. A delegada também aguarda o laudo da perícia feita no local do acidente. Após receber o resultado da apuração, em um prazo de 10 dias, ela deve notificar o condutor e outras testemunhas para depôr sobre o acidente.

Conforme a polícia, o ônibus não tinha a autorização para fazer a viagem da Bahia para São Paulo, e por isso a viagem foi considerada irregular. O veículo foi apreendido e se encontra em um pátio. Alguns comprimidos de rebite (droga sintética usada por condutores para afastar o sono em viagens longas) foram encontrados dentro da cabine do motorista mas, de acordo com a Polícia Civil, ainda não é possível afirmar que o motorista do ônibus consumiu a substância porque ele não passou por exames.

Ver galeria . 5 Fotos Ônibus de turismo sai da pista, cai em ribanceira e deixa cinco mortos na BR-381Corpo de Bombeiros/Divulgação
Ônibus de turismo sai da pista, cai em ribanceira e deixa cinco mortos na BR-381 (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação )


VÍTIMAS O Hospital Margarida recebeu 22 vítimas do acidente com o ônibus, que começaram a receber alta ainda pela manhã. Dois feridos graves foram transferidos para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte. Uma adolescente de 16 anos, sem documentos, sofreu traumas na face e tórax. Segundo a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), o estado de saúde dela ainda é grave e a jovem respira com ajuda de aparelhos. O outro paciente é um homem de 51 anos cujo estado de saúde e estável.

Os mortos, que estão no Instituto Médico Legal (IML) de João Monlevade já foram identificados. De acordo com a Polícia Civil, as vítimas são Josiane Jesus da Silva, de 28 anos, Joseilton Souza Silva, de 26, Fábio Fontana Santos de Oliveira, de 31, Maria Moreira, 61 anos, e Maria Francisa dos Santos, de 76. Fábio era da cidade de Araraquara (SP) e as demais vítimas da Bahia. Todos moravam na cidade de Ribeiro do Pombal. Os legistas disseram à polícia que até o momento somente os familiares dos dois homens foram até o local fazer o reconhecimento e providenciar a liberação dos corpos para o sepultamento.

O ACIDENTE
O ônibus saiu da Bahia com 27 passageiros. Por volta das 3h, quando passava pela cidade de Bela Vista de Minas – a 124 quilômetros de Belo Horizonte –, num trecho marcado por serras e várias curvas, o motorista perdeu o controle da direção e saiu da estrada. O veículo capotou e foi parar em uma ribanceira. Militares do Corpo de Bombeiros precisaram usar técnicas de rapel para chegar ao veículo.

O condutor do ônibus, que não teve o nome divulgado, conversou com os policiais rodoviários e afirmou que o veículo apresentou problemas mecânicos, versão que não convenceu. “O motorista alegou que a direção do ônibus travou, mas pelas características do local e por não ter marcas de frenagem na pista, suspeitamos que ele cochilou”, disse o agente Felipe Pereira ao em.com.br na tarde passada.

(Com informações de Luiz Ribeiro e João Henrique do Vale)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)