(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Focos de incêndios em BH aumentaram 24 vezes este ano em relação a 2013

Incêndio no parque estadual do Rola-Moça destrói rede elétrica de elevatória e deixa bairros de Nova Lima e de BH sem água


postado em 14/10/2014 06:00 / atualizado em 14/10/2014 07:14

Funcionários de empresa fornecedora de energia elétrica começaram ontem mesmo a reparar fiação destruída pelas chamas(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Funcionários de empresa fornecedora de energia elétrica começaram ontem mesmo a reparar fiação destruída pelas chamas (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

A aposentada Bernadete Pimenta, de 70 anos, enfrentou um dos dias mais quentes do ano nessa segunda-feira sem uma gota de água nas torneiras e no chuveiro da casa para se refrescar. A temperatura atingiu 34.6 graus e a umidade relativa do ar chegou a 15%, segundo o 5º Distrito de Meteorologia. Para complicar a vida da aposentada e de milhares de outras pessoas, um incêndio de grande proporção no Parque Estadual do Rola-Moça destruiu quatro postes de madeira da Cemig. Sem energia, o fornecimento de água foi interrompido para duas estações elevatórias que atendem o Condomínio Retiro das Pedras e o Bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, na Grande BH, e parte do Barreiro, na capital.

No domingo, quando começou o incêndio no Rola-Moça, foi registrada a maior temperatura do ano em BH: 34.9 graus. A umidade relativa do ar se igualou à menor do ano, registrada em agosto, de 12%. De acordo com o meteorologista Claudemir de Azevedo, a tendência é piorar. Segundo ele, há previsão de pancadas de chuva para todo o estado somente para os 10 últimos dias deste mês.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), os focos de incêndios na capital aumentaram 24 vezes este ano em relação a 2013: passaram de dois para 42. Às 16h30 de ontem, bombeiros ainda tentavam apagar o fogo que começou às 18h de domingo no Rola-Moça. As chamas consumiram a vegetação próximo à portaria principal e se espalhou para outros pontos da unidade de conservação. Os policiais usaram dois helicópteros e um avião no combate ao fogo. Ao todo, 36 bombeiros e 30 brigadistas da Copasa empenharam-se no trabalho. Incêndios em vegetação ameaçaram também casas próximas ao Parque Ecológico Renato Azeredo, no Bairro Palmares, Região Nordeste de BH, e no Bairro Borba Gato, em Sabará, na Grande BH.

Ainda de acordo com o INPE, no ano passado houve 196 focos de incêndio em 29 municípios da região metropolitana. A cidade mais castigada foi Jaboticatubas, com 16 ocorrências. Este ano já são 1.413 focos em 32 municípios da Grande BH, aumento de 620%, e Esmeraldas é a mais prejudicada, com 144 casos. No estado, os focos aumentaram 133% este ano em relação a 2013, quando houve 17.479 ocorrências em 666 municípios. Este ano, já são 40.797 focos de incêndio em 816 municípios.

UNIDADE MÓVEL

A Copasa informou ontem à tarde que técnicos trabalhavam para restabelecer o abastecimento de água nos bairros afetados. O local é de difícil acesso e novos postes foram transportados de helicóptero para substituição das torres destruídas. A Cemig levou uma unidade móvel de geração de energia para uma estação elevatória de água, no meio da mata do Parque Rola Moça, para amenizar a falta d’água.


A aposentada Bernadete, que mora no Retiro das Pedras, continuava sem água na tarde de ontem. “Um horror. Quero tomar banho e não posso.” A Cemig informou que o fornecimento de energia para os moradores foi restabelecido ontem às 16h e às 18h30 nas unidades elevatórias. A Copasa disse que o abastecimento de água seria retomado gradativamente no decorrer da noite de ontem.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)