(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ibituruna vive clima de tristeza após acidente com morte no Dia das Crianças

Uma criança de 9 anos morreu e 31 ficaram feridas quando o ônibus em que estavam caiu de uma ponte. Elas participariam de passeio ciclístico


postado em 13/10/2014 06:00 / atualizado em 13/10/2014 07:20

A viagem era para comemorar o Dia das Crianças, mas tornou-se um pesadelo. Acidente envolvendo um ônibus com 32 crianças de Ibituruna, no Centro-Oeste de Minas, que viajavam para participar de um passeio ciclístico no povoado de Coqueiros – no município vizinho de Nazareno –, interrompeu a alegria da data. O veículo saiu da cidade por volta das 8h e, depois de percorrer pouco mais de seis quilômetros de uma estrada de terra, caiu de uma ponte de madeira que não resistiu ao peso e cedeu. Com o impacto, um menino de 9 anos morreu e 31 crianças foram hospitalizadas. Uma delas foi levada de helicóptero para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em Belo Horizonte, ainda pela manhã, com suspeita de trauma na coluna. Pelo mesmo motivo, o motorista do ônibus seria transferido à noite para São João del-Rei. Quatro adultos que acompanhavam os menores precisaram de atendimento médico.


A notícia do acidente foi uma tragédia para a cidade, onde era intensa a movimentação de pessoas ajudando no resgate e acompanhando o estado de saúde dos feridos. Das 37 vítimas, 24 deram entrada na Santa Casa de Bom Sucesso, sendo 23 crianças e o motorista. Duas foram levadas, em estado grave, para o hospital de São João del-Rei – um menino com pneumotórax (acúmulo anormal de ar entre o pulmão e a pleura, membrana que reveste internamente a parede do tórax) e uma menina com fratura exposta em um dos braços. Duas crianças continuavam em observação até o fim da tarde, enquanto 18 haviam sido liberadas. “Foi grande a movimentação para atender às vítimas, ao mesmo tempo. Chamamos médicos, enfermeiros e outros profissionais que estavam de folga”, afirmou a administradora da Santa Casa, Andrea Yanckous Gonçalves.

Treze pessoas foram levadas para o Hospital Santo Antônio, em Nazareno, sendo nove crianças. De acordo com o enfermeiro José Antônio de Andrade, a suspeita é de que a vítima transferida para Belo Horizonte tenha sofrido um trauma raquimedular e perdido o movimento do umbigo para baixo. Um adulto, com suspeita de pneumotórax, foi levado para o Hospital de São João del-Rei. Uma pessoa com fratura exposta aguardava transferência e duas crianças foram liberadas com escoriações. O restante permanece em observação.

REGULAR De acordo com a Polícia Militar (PM) da cidade, a documentação e manutenção do ônibus, que pertence à prefeitura, estava regular. O veículo tinha seguro em dia. Segundo o sargento Gilmar Boanerges,  a ponte estava em uso e, diariamente, passavam carros de passeio e caminhões por ela. A Polícia Civil vai investigar as causas do acidente.

Representantes da pasta e o prefeito da cidade foram procurados, mas ninguém foi localizado ontem para repercutir o acidente. Ainda de acordo com a PM, o coletivo não estava lotado e sobravam lugares vazios.

 O acidente provocou comoção entre os habitantes da pequena cidade de 2.990 habitantes. Ontem à tarde seria comemorada a festa de devotos na estação em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, mas o padre local cancelou as comemorações.

Um desfile de moda que também ocorreria foi cancelado pelo mesmo motivo.

Mãe se desespera com notícia

Pela primeira vez, o garoto Kauan Silva, de 9 anos, participaria do passeio ciclístico do Dia das Crianças, promovido ontem pela Prefeitura de Ibituruna. Crianças e adolescentes foram transportados em dois ônibus escolares e em dois carros para Nazareno, pela estrada de terra, e depois voltariam pedalando até Ibituruna, onde uma festa os esperava. A mãe de Kauan, Eliane Silva, de 28, conta que a criança estava alegre. “Ele acordou cedo, às 7h30. Só falava desse passeio”, conta.

Eliane seguia atrás do comboio, de moto, para se certificar de que tudo correria bem com seu único filho. Mas ao ver os veículos voltando ficou apavorada. Foi então que contaram para ela que o ônibus tinha sofrido um acidente e que seu filho estava ferido. “As pessoas me avisaram que o ônibus onde o Kauan estava tinha caído da ponte e que ele tinha ficado machucado. Fiquei desesperada e segui até o hospital. Lá me disseram que meu menino tinha morrido. Ainda não consigo acreditar.”

A adolescente Kelly Cristina Alves de Souza, de 12, estava dentro do ônibus e conta que tudo ocorreu muito rápido. “Estava mexendo no meu celular quando senti que o ônibus deu um arranque e parou de ir para frente. Quando vi, tudo estava rodando e as janelas estouraram. Todo mundo começou a gritar, pedindo pelo amor de Deus para não morrer”, lembra. A menina deslocou o braço direito e machucou o nariz, mas conseguiu escapar.  

A mãe de Kelly, a dona de casa Fabiana Aparecida Alves, de 33, afirma que o trajeto feito pelo ônibus tinha sido percorrido dias antes pelos organizadores do passeio ciclístico para garantir que era seguro.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)