(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Morre o jornalista Edison Rios


postado em 20/08/2014 00:12 / atualizado em 20/08/2014 07:23


(foto: Arquivo Pessoal )
(foto: Arquivo Pessoal )
Pode-se dizer pouco de Edison Rios, mas o pouco que se sabe dele é a essência de um homem correto, gentil e dedicado ao jornalismo. Natural de Belo Horizonte, diplomou-se em comunicação social na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e antes mesmo de concluir o curso tomava intimidade com a redação como estagiário no extinto Jornal de Minas. E já inclinado à cobertura de esportes, especialmente os especializados. Quando completou a graduação ganhou o primeiro emprego como repórter. Da realização de um sonho acadêmico a um apaixonado pela profissão, a qual nunca deixou.

O segundo emprego de Edison Rios foi no também extinto Diário de Minas, para fazer o mais gostava: frequentar quadras de basquete, vôlei e futsal, os ginásios, os tatames atrás de campeões e medalhistas. Paralelamente, atuava como freelancer para o Diário do Comércio e o dominical Jornal de Casa Tornou-se referência nos esportes especializados e fonte de consultas para jovens jornalistas naqueles tempos, ainda sem internet, em que o conhecimento acumulado tinha valia. Colaborava também com colunas de futebol.

A competência o levou a ser contratado, em 1989, pelo Diário do Comércio como editor-executivo. No função por 21 anos, consolidou a carreira e plantou amigos no jornal e por onde andou no papel de repórter. Em 2000, ocupou o cargo de diretor-administrativo e patrimonial do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais. Foi colaborador das revistas Placar e Isto é  e,  também, como colaborador, atuou nas editorias de Esportes e Política do Estado de Minas e  no jornal Aqui.

Exerceu o cargo de assessor de imprensa do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Minas Gerais e do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de Minas Gerais. Entre os destaques da trajetória profissional, as entrevistas com o ex-treinador da Seleção Brasileira João Saldanha e com Henrique Bassi, ex-jogador de vôlei do Minas Tênis Clube, que, depois de um diagnóstico da câncer, o escolheu para falar pela primeira vez sobre a doença. Aliás, foi esse mal avassalador a origem das complicações que levaram Edison Rios, de 56 anos,  à morte. Ele deixa um filho, Gustavo. Velório e sepultamento hoje, no Cemitério do Bonfim.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)