(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fim de tarde de domingo terá fenômeno da superlua; mande sua foto!

Dois dos pontos indicados para observação são a Serra do Curral e a Praça do Papa, ambos na Região Centro-Sul de Belo Horizonte


postado em 10/08/2014 14:08

Serão apenas 27 minutos de intervalo entre o momento que o satélite atinge o ponto mais próximo da órbita e o momento em que se alinha perfeitamente com o Sol(foto: AFP PHOTO / YASUYOSHI CHIBA )
Serão apenas 27 minutos de intervalo entre o momento que o satélite atinge o ponto mais próximo da órbita e o momento em que se alinha perfeitamente com o Sol (foto: AFP PHOTO / YASUYOSHI CHIBA )

O cair da noite neste domingo, Dia dos Pais, terá mais romantismo e magia. A lua estará mais próxima da Terra e, para a alegria dos amantes desse satélite natural, estará 14% maior e 30% mais brilhante. O fenômeno recebeu o nome popular de superlua, mas para os astrônomos o nome correto é perigeu, conforme explica o astrônomo e curador de astronomia do Museu de Ciências Naturais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Peter Leroy.

Vai registrar a superlua? Mande suas fotos para jornalismo@uai.com.br!

“A rota da lua ao redor da Terra não é circular e, por isso, de tempos em tempos ela está mais próxima ou mais distante”, esclarece. No ponto mais longe, o chamado de apogeu pela astronomia, o satélite fica a mais de 400 mil quilômetros e se parece menor no céu. Este ano, isso deve ocorrer no final de agosto.

Serão apenas 27 minutos de intervalo entre o momento que o satélite atinge o ponto mais próximo da órbita e o momento em que se alinha perfeitamente com o Sol. As pessoas que estiverem na Europa terão um espetáculo mais bonito, mas, isso não quer dizer que no Brasil não haverá uma boa imagem, de acordo com o astrônomo. “Como a lua está em constante movimento, quando entardecer em solo brasileiro, já terá passado três horas desde que ela atingiu o ponto mais perto da Terra, mas essa diferença não será muito significativa e será possível, sim, vê-la maior e mais brilhante”, garante Peter.

FIM DE TARDE
O melhor horário para apreciar a superlua é no fim de tarde. Dois dos pontos indicados pelo astrônomo são a Serra do Curral e a Praça do Papa, ambos na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. À medida em que ela for subindo, a impressão de grandiosidade vai se perdendo aos poucos


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)