(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Zoo de Montes Claros não promove educação ambiental, diz ambientalista


postado em 10/08/2014 00:12 / atualizado em 10/08/2014 07:15

O Zoológico de Montes Claros (Norte de Minas), o único da região, foi interditado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renovais (Ibama) em junho de 2004, por causa das más condições e das mortes de cinco veados. Na época, o caso ganhou repercussão nacional. O local foi reaberto após a prefeitura assinar um TAC com o Ministério Público. A administração municipal se comprometeu a fazer as adequações necessárias. Atualmente, a unidade conta cerca de 110 animais de 30 espécies. O secretário-adjunto de Meio Ambiente do Município, Edvaldo Marques, disse que o zoológico “ainda não chegou ao ideal, mas está em boas condições” ,enquanto o Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (Ibama) considera o local como “regular”.

Para o ambientalista Eduardo Gomes, o “zoológico de Montes Claros não evoluiu e não cumpre a função de promover a educação ambiental.” Ele aponta deficiências como a falta de espaço suficiente para os animais. “Acho até que os animais deveriam ser doados para outros zoológicos, onde poderiam ser tratados com mais dignidade.”

Edvaldo Marques sustenta que tais críticas não têm nenhum fundamento. O secretário disse que existe uma veterinária e uma bióloga que cuidam exclusivamente dos animais do zoológico. O secretário-adjunto afirmou que a prefeitura tem procurado atender às recomendações do Ibama, que fiscaliza a instituição. Marques salienta que o Zoológico de Montes Claros cumpre uma função importante na educação ambiental por ser o único no Norte de Minas. “O zoológico sempre recebe visitas de delegações de crianças de outros municípios da região’, disse.

O chefe regional do Ibama em Montes Claros, Rafael Macedo Chaves, informou que o órgão tem acompanhado a situação do zoológico municipal”. Ele disse que o local precisa fazer algumas intervenções, contratar mais profissionais e reforçar a vigilância, recomendações que já foram repassadas à administração municipal. “Em breve, será feita vistoria no zoológico para averiguar como estão essas questões”, ressaltou Macedo Chaves.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)