(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prometida pela prefeitura, reforma da Casa da Ópera, em Ouro Preto, não sai do papel

Prédio foi interditado pelos Bombeiros após constatação de falhas no projeto de combate a incêndio


postado em 06/05/2014 06:00 / atualizado em 06/05/2014 09:22

(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press.)
(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press.)

Prometidas pela Prefeitura de Ouro Preto para o início do mês, as obras de recuperação da Casa de Ópera, no Centro Histórico da cidade, ainda não começaram. Considerado o mais antigo teatro em funcionamento das Américas, o prédio foi interditado pelo Corpo de Bombeiros há duas semanas, depois que militares da 3ª Cia. da PM constataram falhas no projeto de combate a incêndio, incluindo falta de extintores, e problemas estruturais, a exemplo de uma viga podre na cobertura. Com esta medida, ficou proibida a circulação dos funcionários no espaço cultural.

O secretário municipal de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto, José Alberto Pinheiro, esclareceu nessa segunda-feira que o projeto referente à parte elétrica está sob avaliação de um especialista e professor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), enquanto a questão estrutural está sendo analisada por um engenheiro civil. “Estamos na fase do diagnóstico e terminando o projeto de restauro”, disse o secretário, certo de que a intervenção começará dentro de 15 dias. Na quinta-feira, Pinheiro terá uma reunião com o chefe do escritório técnico local do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para discutir pontos do projeto, entre eles se será possível usar uma viga metálica na cobertura.

Inaugurado em 6 de julho de 1770, dia do aniversário do então rei de Portugal, dom João VI, o teatro no Largo do Carmo tem formato de lira, sendo um dos poucos no mundo que recriam o instrumento símbolo do nascimento da ópera. Com a acústica perfeita, foi construído pelo coronel João de Souza Lisboa, com provável projeto arquitetônico de Mateus Garcia, seguindo as linhas do barroco italiano desaparecidas na mudança da fachada em 1861.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)