(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Terminal do BRT Metropolitano começa em quatro dias, mas com estruturas provisórias

DER avisa que apesar do improviso não haverá prejuízo para os passageiros


postado em 23/04/2014 06:00 / atualizado em 23/04/2014 07:07

Começa a operar sábado o primeiro terminal do BRT Metropolitano, no Bairro São Gabriel, Região Nordeste da capital, próximo à estação do Move. Vai ligar o sistema Move de BH a Santa Luzia, Sabará, Caeté, Jaboticatubas, Nova União e Taquaraçu de Minas. Mas o sistema na Grande BH só estará completo em 2015. Outras duas estações, a de São Benedito, também em Santa Luzia, e a de Justinópolis, em Ribeirão das Neves, começam a funcionar no próximo mês em estruturas provisórias em metal, móveis e desmontáveis, até que as instalações definitivas fiquem prontas. “Não haverá complicação para o passageiro”, avisa o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).


O DER promete inaugurar, também no próximo mês, os terminais Vilarinho, em Venda Nova, Região Norte da capital, e a Morro Alto, em Vespasiano. Ao todo, serão 12 estações metropolitanas, entre elas duas em Contagem, duas em Ribeirão das Neves, uma em Ibirité, uma em Sarzedo e quatro na capital. Além disso, serão reformadas as estações Vilarinho e a atual rodoviária de BH, que passará a ser o Terminal Metropolitano Central (Tergip). Das estações, sete serão ligadas ao Move da capital.


Segundo o DER, o sistema metropolitano contará com 3.056 ônibus, distribuídos em 740 linhas. Por mês, os veículos vão percorrer 16,8 milhões de quilômetros, transportando 21,7 milhões de pessoas. Ainda de acordo com o DER, são investidos R$ 162 milhões na construção dos terminais Vilarinho, São Gabriel, Morro Alto, Justinópolis, Ibirité, Sarzedo e Bernardo Monteiro. Outros R$ 30 milhões são aplicados nas vias de acesso aos terminais Sarzedo, Ibirité, Morro Alto, São Benedito e Justinópolis.


Todo o trajeto do BRT Metropolitano, que vai atender 14 dos 34 municípios da Grande BH, será exclusivamente pelos corredores Cristiano Machado, Antônio Carlos e Pedro I, que se ligam pela rodovia MG-010 e Avenida Vilarinho. Até que fique pronto o terminal Tergip, os pontos de parada para quem chega das cidades vizinhas serão nas avenidas Santos Dumont e Paraná. Para quem vai para a Região Hospitalar da capital, os embarques e desembarques serão, a partir de maio, na Avenida dos Andradas e Rua Ceará. Isso, até a Estação Bernardo Monteiro ser concluída em 2015, segundo o DER.


Na capital, a BHTrans garante que o sistema Move nos corredores das avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado estará completo até o fim de maio. A Pedro I integra o corredor Antônio Carlos e também ficará pronta a tempo da Copa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)