(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dia Mundial da Atividade Física será comemorado em BH com programação intensa no domingo

O Parque Municipal e a Praça da Estação terão atividades ao longo da manhã deste domingo


postado em 06/04/2014 06:00 / atualizado em 06/04/2014 07:43

O Parque Municipal, a Região Central de Belo Horizonte, tem uma programação intensa para quem acordou animado nesta manhã. Para marcar o Dia Mundial da Atividade Física, comemorado hoje, o Ministério da Saúde e o Serviço Social do Comércio (SESC) promovem diversas atividades na capital e em mais 11 cidades brasileiras que irão sediar jogos da Copa do Mundo. O objetivo é divulgar a importância da prática regular de exercícios físicos, o que evita diversos tipos de doenças e morte prematura.

O começo das atividade será na Praça da Estação, onde, às 8h, os participantes seguem em caminhada até o Parque Municipal. Lá, a partir das 9h, além das atividades físicas, como aula de alongamento, ocorrerão também apresentações culturais e recreações. A partir das 10h, acontecerá a feira de adoção de animais. Mas não é só isso.

Antecipando o Dia Mundial da Saúde, que será celebrado amanhã, a Secretaria Municipal de Saúde complementa a programação do Parque Municipal, das 8h30 às 12h. Quem estiver por lá poderá aferir a pressão arterial, fazer teste de glicemia e obter informações nutricionais. Serviços de saúde bucal, programa de homeopatia, acupuntura e medicina antroposófica, Lian Gong (prática corporal chinesa) e Academia da Cidade, além de apresentações culturais e ruas de lazer, completam as atividades.

Estudo divulgado em 2012 pelo The Lancet, periódico de medicina geral, revela que 49% da população adulta brasileira não pratica exercícios físicos regularmente, o que significa que essas pessoas não fazem nem 150 minutos de atividade física com intensidade moderada por semana .
A inatividade física em pessoas acima de 18 anos é usada pelo Ministério da Saúde como um dos indicadores para monitorar os fatores de risco para as chamadas Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como câncer, hipertensão e diabetes.

MALES DO SEDENTARISMO De acordo com o estudo, o sedentarismo pode ser comparado ao tabagismo e à obesidade no que concerne à redução da expectativa de vida da humanidade. Por ano, é responsável por 5 milhões de mortes no mundo. Entretanto, dados do Ministério da Saúde apontam que o sedentarismo vem diminuindo no Brasil. Um levantamento feito em 2009 mostrava que 32,6% da população adulta das capitais praticavam exercícios, enquanto o mesmo estudo feito em 2012 mostrou que esse número aumentou para 36,8%.

As DCNTs são responsáveis por 72% das causas de mortes no Brasil, sendo que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as que mais matam são as doenças do aparelho circulatório, câncer, diabetes e doença respiratória crônica. De acordo com Deborah Malta, diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, aumentar o nível de atividade física é fundamental a prevenção de doenças crônicas e para reduzir mortes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)