(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Canhão naval do século 16 segue para Museu Histórico Nacional

Peça fundida no século 16 foi encontrada em 2011 pelo Ministério Público em casa na Pampulha e agora será levada para Museu Histórico Nacional, onde fará parte de coleção


postado em 11/03/2014 06:00 / atualizado em 11/03/2014 06:56

Aparelho de guerra foi recuperado durante operação do Ministério Público de Minas Gerais(foto: Fotos: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Aparelho de guerra foi recuperado durante operação do Ministério Público de Minas Gerais (foto: Fotos: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

Uma decoração no mínimo extravagante: um canhão naval em varanda de propriedade particular. Por fim, da Região da Pampulha, em Belo Horizonte, seguiu para pátio público e histórico, próximo ao mar do Rio de Janeiro. O aparelho de guerra do tipo berço, fundido no século 16, foi descoberto em 2011 durante operação de combate a crimes ambientais. Recuperado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a raridade – há registro de apenas oito em todo o mundo – segue hoje para o Museu Histórico Nacional, sob a proteção do Exército.

Os trabalhos de investigação, o mandado de busca e apreensão e a guarda provisória da peça mobilizaram autoridades de várias promotorias e gabinetes, inclusive no Norte do estado. Desde a retomada do patrimônio público, em 13 de junho de 2012, foram muitos os levantamentos de pesquisa da descoberta, acolhida pela Superintendência de Museus e Artes Visuais.

Estudos indicam que a peça de 1,60 metro, de aproximadamente 60 quilos, foi fundida pelo português Francisco Álvares, entre 1560 e 1580 – na arma em liga de cobre e bronze, a inscrição da fundição em Portugal, no século 16. Trata-se do primeiro canhão do fundidor em território brasileiro. Eram apenas quatro os canhões navais do período em solo verde e amarelo. Investigações revelaram que a peça veio de embarcação naufragada, por meio de resgate clandestino, nos anos 1980, na costa da Bahia. Possivelmente, quatro séculos de fundo do mar.

Ela segue para o museu que é de responsabilidade do Exército Brasileiro, no Rio de Janeiro(foto: Fotos: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Ela segue para o museu que é de responsabilidade do Exército Brasileiro, no Rio de Janeiro (foto: Fotos: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

PATRIMÔNIO
O representante do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Paulo José de Souza, presente na assinatura do termo de entrega do canhão naval, ressalta a importância da ação do MPMG em trazer à luz da história o patrimônio apropriado indevidamente. “A peça acrescenta muito à coleção de canhões do Museu Histórico Nacional”, avalia. No Rio de Janeiro, a relíquia portuguesa, embalada cuidadosamente em TNT e plástico bolha, é esperada com entusiasmo.

Para Marcos Paulo de Souza Miranda, da Coordenadoria das Promotorias de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico (CPPC), um fato inédito em Minas Gerais, terra de peças sacras, distante do oceano. “É uma peça extremamente valiosa para a nossa história. É com grande satisfação que devolvemos ao coletivo um patrimônio público que estava em poder de um particular”. O coordenador da (CPPC) destaca ainda a importância do canhão berço para a história marítima e naval do Brasil.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)