(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trânsito na Avenida Pedro I será liberado hoje, garante PBH


postado em 10/02/2014 06:00 / atualizado em 10/02/2014 07:11

Guilherme Paranaiba

(foto: Tulio Santos/EM/D.A Press. )
(foto: Tulio Santos/EM/D.A Press. )

Mesmo sem ninguém trabalhando ontem nas obras de recuperação do viaduto sobre a Avenida Pedro I, no Bairro Itapoã, na Região da Pampulha, interditadas desde a noite de quinta-feira, quando foi detectado um deslocamento lateral de 27cm na estrutura do pontilhão, a Prefeitura de Belo Horizonte garante que o trânsito será liberado hoje no local. De acordo com a assessoria da administração municipal, está mantido o teor da nota divulgada na sexta-feira, que prevê o fim da interdição das pistas da avenida hoje, sem precisar o horário em que isso será feito.

O viaduto faz parte das obras para implantação do sistema de transporte rápido por ônibus, o Move, na Pedro I, e as causas do deslocamento que levaram à interdição da obra e da circulação de veículos na via, o que gerou transtornos no trânsito da capital durante toda a sexta-feira, ainda não foram explicadas. Até agora, a administração municipal se limitou a divulgar três notas sobre o problema. A Cowan, construtora responsável pela execução dos trabalhos, também se manteve em silêncio. Tampouco foi informado se o problema vai acarretar atrasos na implantação do BRT e se haverá algum prejuízo financeiro para o município.

Ontem à tarde, o Estado de Minas esteve no local e constatou que não havia nenhum operário trabalhando no trecho. A estrutura permanecia escorada e a parte onde foi identificado o problema continuava coberta por um plástico preto. Especialistas apontam que há duas causas prováveis para o deslocamento da estrutura de concreto. Uma delas é a suspeita de que o mecanismo do amortecedor hidráulico, instalado entre a coluna de sustentação e a pista do viaduto, tenha estourado. Outra hipótese levantada por técnicos é de que a retirada precipitada do escoramento pode ter sobrecarregado o pilar, que teria apresentado rachaduras.

Com a interdição das três faixas de trânsito da Pedro I sentido Centro/bairro, a prefeitura precisou abrir passagem para a pista exclusiva de concreto do BRT, para onde o trânsito foi desviado. A previsão da administração municipal é que o corredor Pedro I do BRT seja inaugurado em 15 de abril.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)