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Estado de Minas

Sinalização de obra do BRT dificulta passagem de pedestres na Antônio Carlos

Faixa alertando sobre risco de alta tensão ocupou parte da calçada. Cemig afirma que não há risco e mudou a sinalização


postado em 22/11/2013 12:48 / atualizado em 22/11/2013 12:51

Foto tirada por pedestre na quarta-feira mostra sinalização indicando risco de choque no local(foto: Rodrigo Senra/Divulgação)
Foto tirada por pedestre na quarta-feira mostra sinalização indicando risco de choque no local (foto: Rodrigo Senra/Divulgação)


Uma obra na Avenida Antônio Carlos, entre as avenidas Santa Rosa e Coronel José Dias Bicalho, leva risco para os pedestres que precisam utilizar a calçada no sentido Bairro-Centro. A intervenção, feita pela Cemig, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), ocupa parte da calçada e faz com que os pedestres tenham que invadir a pista para veículos. Além disso, uma fita indicando a presença de cabos de alta tensão chamou a atenção de algumas pessoas que passaram pelo trecho nesta semana.

O arte-educador Rodrigo Senra passa pelo local diariamente e flagrou a situação na última quarta-feira. A foto feita por ele mostra uma mulher e crianças caminhando na rua, perto dos carros, pois parte da calçada está fechada por uma fita amarela, presa a um poste e uma árvore. O bloqueio mostra que há risco de choque por cabos de alta tensão, que estariam dentro dos tubos expostos na calçada.

“O fluxo de carros é muito grande e a obra está na porta da faculdade (UEMG). Quando eu passei, tirei a foto e resolvi denunciar no Facebook. Tem um aviso de alta tensão e faixas. Depois reparei outras coisas. A faixa só isola metade da mangueira que está exposta no chão”, detalha. O educador explica que, no momento em que registrou a imagem, o ônibus suplementar havia freado para evitar atingir as pessoas que saíram da calçada.

Assustado com a situação, ele ligou para a Prefeitura de Belo Horizonte e, ao citar os cabos de alta tensão, foi orientado a falar com a Cemig. Ele fez duas reclamações na companhia de energia elétrica e guardou os números dos protocolos. Nesta sexta-feira, a Cemig informou que a obra é para o atendimento do BRT da Avenida Pedro I, que começa na Abrahão Caram e vai até a Avenida Vilarinho, e que esta parte dos trabalhos será finalizada nos próximos 10 dias.

“A Cemig esclarece, ainda, que não há cabos de alta tensão no local, pois ainda estão sendo instalados os dutos por onde passará a fiação. A Empresa destaca que a fita indicativa de alta tensão é instalada sobre os dutos para alertar sobre qualquer tipo de escavação no local após a conclusão do serviço”, diz a nota.

Imagens enviadas pela Cemig com a nova sinalização que foi feita no local(foto: Cemig/Divulgação)
Imagens enviadas pela Cemig com a nova sinalização que foi feita no local (foto: Cemig/Divulgação)


Recentemente, a sinalização foi trocada. A faixa sobre o perigo de alta tensão foi removida, dando lugar a uma faixa zebrada que isola os tubos, como mostram as imagens enviadas pela companhia. Ainda segundo a Cemig, técnicos no local informaram que o poste e a árvore no trecho impedem que a sinalização seja feita de outra forma, e que naquele ponto exato a passagem pela calçada está prejudicada.

Por telefone, Rodrigo Senra confirmou que a sinalização é diferente, no entanto, uma outra fita alertando sobre o perigo de alta tensão está enrolada nas mangueiras, afirmando que, caso as peças estejam expostas, é necessário ligar para a Cemig. Ele também diz ter visto cones de sinalização no local pela manhã, mas os equipamentos foram retirados no início da noite.


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