(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Crucifixo é furtado de igreja em Itabirito


postado em 21/11/2013 06:00 / atualizado em 21/11/2013 06:35

Levada do altar, peça de 30cm e bordas de prata com imagens dos quatro evangelistas era usada em procissões(foto: RAUL D. CASTRO/ARQUIVO PESSOAL)
Levada do altar, peça de 30cm e bordas de prata com imagens dos quatro evangelistas era usada em procissões (foto: RAUL D. CASTRO/ARQUIVO PESSOAL)

Um crucifixo foi furtado no sábado da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Acuruí, distrito de Itabirito, Região Central de Minas. Os moradores só descobriram que o arrombamento do templo no domingo pela manhã, quando passaram para ir à missa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

O crucifixo, aparentemente de bronze, mede 30 centímetros e tem bordas de prata como imagens dos quatro evangelistas. Estava na comunidade havia mais de 40 aos, mas moradores não souberam dizer a idade e a origem dela. Ficava no altar da igreja e era usado em procissões.

Segundo a presidente da associação de moradores do distrito, Sirley Pena, o pai dela passou em frente à igreja e viu o portão aberto. Ele percebeu a fechadura da igreja estava arrebentada. Policiais militares foram chamados e registraram boletim de ocorrência.

Segundo Sirley, a igreja está vazia desde outubro quando um ataque de abelhas impediu a festa de Nossa Senhora do Rosário no templo. Os moradores tiraram as peças, mas deixaram o crucifixo.

“A peça não é tão valiosa, mas está aqui há muitos anos, é ela que abre a nossa procissão todos os anos”, disse a presidente da associação.

O distrito de Acuruí tem cerca de 3 mil habitantes e foi fundado em 1702. Parte das construções é tombada pelo patrimônio histórico municipal e foi inserido na Estrada Real. No Centro Histórico estão, além das duas igrejas, casarões da época da fundação.

A Polícia Militar de Itabirito informou que faz rondas frequentes para tentar encontrar a peça e o ladrão. Um perito da Polícia Civil também esteve na igreja Ninguém havia sido preso até a noite de ontem.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)