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Estado de Minas

Novas regras de circulação ainda deixam o trânsito lento no Centro de BH

No início da tarde desta terça-feira, o trânsito apresentou retenção nas principais vias do hipercentro de Belo Horizonte


postado em 08/10/2013 16:28

Imagens das câmeras da BHTrans mostram o congestionamento(foto: Reprodução/BHTrans)
Imagens das câmeras da BHTrans mostram o congestionamento (foto: Reprodução/BHTrans)
Os motoristas seguem tendo dificuldades para se adaptarem as novas regras de circulação na Rua da Bahia e na Avenida dos Andradas, no entorno da Praça da Estação. No início da tarde desta terça-feira, o trânsito apresentou retenção nas principais vias do hipercentro de Belo Horizonte. A chuva e pequenos acidentes também contribuíram para os congestionamentos.

Por causa das mudanças no trânsito, longas filas de veículos se formaram na Avenida dos Andradas, no cruzamento entre as ruas da Bahia e Caetés, e na Praça Sete. Congestionamento também foi registrado no viaduto Leste. Além da lentidão provocada pelo grande número de veículos, um carro estragou na entrada para pista busway no Túnel da Lagoinha.

Nova circulação a caminho

Mesmo com a nova circulação no entorno da Praça Rui Barbosa, as intervenções no Centro de Belo Horizonte e adjacências não chegaram ao fim. Serão feitas outras alterações na Rua da Bahia e Avenida dos Andradas, como a criação de ilhas no ponto triplo da Amazonas, Bahia e Caetés. Segundo a BHTrans, os obstáculos na região vão melhorar a passagem de pedestres, que terão faixa exclusiva ligando a calçada da Praça da Estação com a da Amazonas. Essa iniciativa vai beneficiar passageiros da Estação Central do metrô, que representam demanda significativa no local.

Já na Avenida Augusto de Lima serão eliminadas as duas conversões à esquerda nas ruas Curitiba e Espírito Santo, para agilizar o trânsito. Haverá intervenção também no cruzamento da Contorno com Avenida Tereza Cristina, mas a BHTrans não forneceu detalhes.

No Centro, a Rua Curitiba terá mão dupla entre a Contorno e a Avenida Oiapoque, assim como a Tupinambás, entre Afonso Pena e Curitiba. Haverá mudanças também no Viaduto A, que terá mão dupla até a Oiapoque, para garantir o acesso facilitado dos ônibus que chegarão ao Centro pela Avenida Antônio Carlos. A expectativa é de que as mudanças estejam implantadas quando o transporte rápido por ônibus (BRT) estiver funcionando. Segundo a empresa de trânsito, todas as alterações no entorno da Praça da Estação, hoje indicadas por placas temporárias e delimitadores móveis, serão concluídas com a construção de ilhas ou adequação de calçadas.


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