(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Defesa Civil confirma a primeira morte do período chuvoso em Minas

Vítima é um lavrador de 22 anos que foi atingido por um raio na Zona da Mata


postado em 08/10/2013 11:28 / atualizado em 08/10/2013 12:16

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) confirmou nesta terça-feira a primeira morte ocorrida durante o período chuvoso em Minas Gerais. Segundo o boletim do órgão, a vítima é o lavrador Romário Rocha Cazarim, de 22 anos. Ele estava trabalhando na zona rural de Astolfo Dutra, na Zona da Mata, quando foi atingido por um raio. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital Olinto Almada, mas morreu.

De acordo com a Cemig, durante a temporada de chuva entre 2012/2013, seis pessoas morreram atingidas por descargas elétricas. Minas Gerais é um dos estados que mais registram a ocorrência de raios por ano, com média anual de 1,1 milhão de descargas atmosféricas. Além disso, um levantamento feito pelo Ministério da Saúde e da Defesa Civil, aponta que, entre 2002 e 2012, aconteceram 97 mortes no estado em função de acidentes com raios.

A recomendação é que, durante uma tempestade, as pessoas procurem abrigos, evitem locais descampados e não fiquem perto de objetos pontiagudos, como árvores e postes, ou de estruturas metálicas.

Este período chuvoso terá maior incidência de raios e volume de água de 30% a 40% maior que a estação em 2011/2012. Naquela época, 20 pessoas morreram em decorrência dos temporais e o estado registrou pico de 700 milímetros de precipitação em apenas um mês.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)