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Estado de Minas

Obras do BRT provocam mais transtorno na Pampulha

Novas intervenções no trânsito fecham hoje, a partir das 9h, trecho da Avenida Dom Pedro I


postado em 01/10/2013 06:00 / atualizado em 01/10/2013 07:13

Motoristas que transitam pela Avenida Dom Pedro I em direção a bairros das regiões da Pampulha e Venda Nova, em Belo Horizonte, devem ficar atentos a mudanças na via na volta para casa, logo mais à noite. As pistas no sentido Centro-bairro serão fechadas a partir das 9h, entre a Avenida Portugal e Rua Sãozinha Baggio Coutinho, no Bairro Itapoã. Um desvio foi montado, pela Rua Irlanda, que teve seu sentido de direção alterado, passando em frente à entrada principal do Hipermercado Via Brasil.


Segundo a BHTrans, empresa que gerencia o trânsito na capital, a área estará bem sinalizada, com faixas de tecido, para orientação aos condutores. Agentes da unidade integrada de trânsito – BHTrans, Batalhão de Trânsito (BPTran) e Guarda Municipal – vão operar o tráfego na região. A alteração faz parte das intervenções para implantação do transporte rápido por ônibus (BRT) de Belo Horizonte, batizado de Move pela prefeitura.

Os motoristas devem redobrar a atenção, respeitando a sinalização e as orientações dos agentes de trânsito durante a operação. Quem trafega sentido Centro-bairro, ao sair da Avenida Antônio Carlos, deve pegar a alça à direita debaixo do Viaduto Oscar Niemeyer até a Avenida Portugal e seguir até o fim da Rua Irlanda, passando pela Rua Sãozinha Baggio Coutinho, e retomar a Dom Pedro I. Quem vier da direção do sentido Museu de Arte da Pampulha, assim que sair do Viaduto Oscar Niemeyer, deve se manter à direita e pegar a alça debaixo do elevado.

Usuários do transporte coletivo devem ficar atentos às mudanças no itinerário. Os ônibus das linhas 1207A, 1207C e 2211B, depois de entrar na Avenida Dom Pedro I, seguirão pelas ruas Monte Castelo e Engenheiro Vicente Assunção, para então pegar a Avenida Montese. Já os da linha 2402A seguem pela Avenida Dom Pedro I, ruas Monte Castelo, Professor Hermínio Guerra e São Miguel. Os coletivos da linha S51, depois de sair da avenida Antônio Carlos, vão seguir pelo desvio em direção à Rua Irlanda, para em seguida passar pelas ruas São Miguel e Maria Moreira Reis, até alcançar a Avenida Portugal. As demais linhas de transporte coletivo não sofreram alterações.

INTERDIÇÕES As intervenções para implantação do BRT também alteraram a circulação de veículos na área central de Belo Horizonte e ao longo da Avenida Cristiano Machado, principal acesso às regiões Norte e Nordeste da capital. Na Avenida Paraná, o trânsito continua aberto somente a linhas de ônibus, que circulam pelas pistas do sentido oposto.

Nas ruas dos Caetés e Curitiba, nas imediações da Praça da Rodoviária, há estreitamento de pistas. A Avenida Santos Dumont continua interditada. O acesso à rodoviária também sofreu alterações. Na Avenida Cristiano Machado, a pista exclusiva de ônibus foi fechada, com liberação para veículos pequenos nos horários de pico entre os bairros Sagrada Família e União. A previsão é de que o Move transporte inicialmente 700 mil pessoas diariamente, reduzindo em até 50% o tempo de viagem.

 

 

ENQUANTO ISSO... ...MAIS 70 ÔNIBUS ARTICULADOS PARA O MOVE


Principal fabricante de carrocerias para ônibus do país, a gaúcha Marcopolo anunciou o fornecimento de 70 ônibus articulados modelo Viale BRT (foto) para o Move, nome dado pela BHTrans ao transporte rápido por ônibus na capital. O pacote é o primeiro confirmado entre fábricas de carrocerias para ônibus – na feira Transpúblico, em julho, a Mercedes-Benz já havia revelado ao EM a encomenda de 500 chassis (350 de motor dianteiro e 150 articulados) para o sistema. Motivada pelo curto prazo de entrega dos articulados, que demanda tempo médio de seis meses para a produção, BH terá uma das frotas de BRT mais variadas do mundo: além da Marcopolo e Mercedes-Benz, estão previstos coletivos da Caio, Comil, Neobus e Mascarello em chassis Volvo e Scania. As obras estão programadas para o fim do ano e o cronograma do Move prevê ainda um mês de testes e pelo menos mais três de substituição gradual das linhas, segundo a BHTrans. (Bruno Freitas)

 

(foto: ARTE EM)
(foto: ARTE EM)
 


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