(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Parada gay reúne multidão na Praça da Estação neste domingo


postado em 29/09/2013 19:29 / atualizado em 29/09/2013 21:03

Uma multidão acompanhou, neste domingo, a XVI Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte. Segundo informações da Polícia Militar, a celebração reuniu cerca de 15 mil pessoas na Praça da Estação, no Centro da capital. Dois trios elétricos foram montados para agitar a manifestação que neste ano adotou o tema, “Estado Laico: sua religião não é nossa lei”.


Segundo os organizadores, o Congresso tem vivido uma recente escalada do fundamentalismo religioso representado, principalmente, pela bancada evangélica e católica que tem colocado em risco a laicidade do Estado.

Um dos atos mais esperados do evento era o beijaço, que aconteceu por volta de 16h30. No ano passado, cerca de 40 mil pessoas participaram da parada, conforme a Polícia Militar. No entanto, a chuva que caiu em BH neste domingo acabou diminuindo o número de participantes.

De acordo com a assessoria do Instituto Cellos, (Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais), o ato pretende, dentre outras causas, “defender a diversidade e a liberdade de expressão da escolha sexual de cada cidadão”.

A “provocação” pretende chamar a atenção para o aumento dos casos de homofobia pelo Brasil. Um levantamento realizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República mostra que foram registrados ao menos 310 assassinatos relacionados à homofobia em 2012 contra 278 em 2011.

No fim da noite deste domingo, os participantes decidiram fechar a Avenida Afonso Pena e seguir até a Avenida Professor Moraes. O trânsito está congestionado, mas todas as ruas da região estão sinalizadas com desvios locais.

Com Marcelo Ernesto e Sandra Kiefer


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)