(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dupla que criou ferramenta para arrombar carros no Coração Eucarístico é presa

Para despistar a polícia, os veículos eram deixados em ruas próximas à Via Expressa. De lá, eram levados para Divinópolis. Polícia Civil tenta localizar os receptadores


postado em 15/07/2013 12:25 / atualizado em 15/07/2013 12:28

Polícia já pediu a prisão temporária dos homens, que se recusaram a passar informações aos investigadores(foto: Beto Novaes/EM/DA Press)
Polícia já pediu a prisão temporária dos homens, que se recusaram a passar informações aos investigadores (foto: Beto Novaes/EM/DA Press)
Criminosos que elaboraram um esquema profissional para o furto de veículos foram presos pela Polícia Civil em Belo Horizonte. Além de criarem uma ferramenta para arrombar o carros, eles tinham um esquema para despistar o rastreamento da polícia.

Tiago Henrique de Oliveira, de 33 anos, e Louvercy Ferreira Diniz, de 28, foram presos em flagrante na última sexta-feira. Segundo o delegado Rodrigo Damiano, os dois são de Divinópolis, Região Central de Minas, e Tiago chefiava o esquema. Ele foi preso duas vezes – em 2010 e 2011 – por furto de veículos. Os crimes eram cometidos Bairro Coração Eucarístico, Região Noroeste de BH.

A dupla agia da seguinte forma: após a escolha do alvo, um deles usava a ferramenta artesanal para abrir a fechadura da porta do veículo. Uma vez dentro, o homem abria o capô e removia a centralina – peça responsável pelo comando que permite que o carro só seja aberto com a chave codificada -, que era substituída por outra sem a codificação, permitindo que o carro fosse aberto até mesmo com uma chave de fenda. Todo o procedimento demorava menos de 1 minuto.

Em seguida, o veículo era abandonado por eles no Bairro Padre Eustáquio, estacionado em alguma rua próxima à Via Expressa. Segundo o delegado, assim que o carro é roubado, a rede de rádio da polícia emite um alerta com as características. Deixando o veículo em algum ponto, eles ficavam livres do alerta inicial, já a polícia geralmente rastrearia um veículo em movimento e, se o alarme do sistema de segurança fosse acionado, eles não estariam no local. Horas depois, eles voltavam ao Padre Eustáquio, entravam na Via Expressa e levavam o veículo até Divinópolis. A polícia suspeita que eles tenham agido no Coração Eucarístico pelo menos 20 vezes e que esse esquema de furto acontecia há seis meses.

Ferramentas e outros materiais apreendidos com a dupla na sexta-feira(foto: Beto Novaes/EM/DA Press)
Ferramentas e outros materiais apreendidos com a dupla na sexta-feira (foto: Beto Novaes/EM/DA Press)


Na sexta-feira passada, eles roubaram um Fiat Uno perto do campus da PUC Minas, às 9h. O veículo foi deixado na Rua Henrique Gorceix. Às 10h, policiais civis encontraram o carro e montaram uma operação. “Esse modus operandi deles vinha sendo investigado. Então, quando soubemos do roubo ficamos de campana porque sabíamos que eles iam buscar o carro”, explica Rodrigo Damiano. Dupla apareceu para buscar o carro às 17h. Quando Tiago desembarcou do veículos deles e entrou no Uno, ele foi preso.

Na ocasião, eles disseram à polícia que estavam fazendo compras no Shopping Oiapoque, no Centro. A suspeita é de que eles estivessem fazendo novos contatos ou preparando outros roubos. Os dois se recusaram a colaborar com as investigações e não passaram os endereços de suas casas em Divinópolis. Diante da negativa, foi pedida a prisão temporária da dupla por furto triplamente qualificado – emprego de chave falsa, arrombamento e concurso de duas pessoas ou mais. Um investigador relatou que eles comentaram que nunca cometeram um assalto a mão armada porque têm habilidade suficiente para furtarem os veículos, cometendo um crime de menor potencial ofensivo, o que acarreta uma pena menor em caso de condenação.

“A quantidade de material apreendido e os equipamentos que eles têm demonstra especialização e profissionalismo”, disse o delegado Damiano. Assim, a polícia agora investiga quem são os receptadores dos carros em Divinópolis, pois os veículos podem ser encomendados para serem vendidos com placas clonadas ou desmanchados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)