(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PM prende suspeito de comércio ilegal de pássaros silvestres na Grande BH

Suspeito capturava animais no interior da Bahia e os comercializava em Santa Luzia . Ao todo, 56 pássaros silvestres foram apreendidos, além de 29 canários belga que viviam em condições de maus tratos


postado em 10/07/2013 15:09 / atualizado em 10/07/2013 15:41

Uma denúncia anônima registrada na tarde desta quarta-feira ajudou a Companhia de Meio Ambiente da Polícia Militar a prender um homem suspeito de vender pássaros silvestres na Grande BH. Segundo a PM, Luis Carlos Ferreira de Oliveira, conhecido como Baiano, capturava os animais no interior da Bahia e os comercializava no Bairro Tupi, Região Norte de BH, e no Bairro São Benedito, em Santa Luzia. O receptador seria um comerciante ilegal de animais, conhecido como “Zé Baixinho”.

Segundo a PM, uma pessoa informou, via 190, que havia pássaros silvestres sem autorização do Ibama em duas residências. Militares foram aos locais e fizeram as duas apreensões simultaneamente. No Bairro Tupi, na Rua Nelson Hungria, nº 1321, foram apreendidos 28 aves - sendo 17 da espécie pintassilgo e 11 pássaros pretos (melro), todos sem registro e divididos em sete gaiolas.

“Havia indícios que os pássaros eram para venda e não para criação, pois muitos estavam em uma mesma gaiola, e bravos, indicando que são recém-capturados”, explicou o Sargento Denilson Sobrinho, que participou da operação. O suspeito, Luis Carlos Ferreira de Oliveira, de 48 anos, recebeu uma notificação para comparecer a uma audiência e poderá responder por crime ambiental.

No Bairro São Benedito, na Rua Olegário Maciel, nº452, militares da Cia de Meio Ambiente de Caeté abordaram José das Neves Filho, de 81 anos, conhecido como “Zé Baixinho”. Na casa dele, havia 24 canários belgas em condições de maus tratos. Em vistoria no local, militares encontraram também chaves do imóvel ao lado, onde estavam 28 espécies silvestres, sendo 15 pássaros pretos, sete pintassilgos e seis trinca-ferro. “Ele tem várias passagens pela polícia por tráfico de pássaros e é conhecido na região”, afirmou o Cabo Euler Vinícios Rosa, que atendeu a ocorrência.

O suspeito foi preso e irá responder por maus tratos, além de tráfico de animais silvestres. O caso será investigado pela Delegacia Especializada de Investigação de crimes contra a fauna.Todos os pássaros foram entregues ao IBAMA.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)