(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Presos integrantes de quadrilha que aterrorizava bairro da Grande BH

Os criminosos são responsáveis por 15 dos 21 homicídios registrados somente nos três primeiros meses deste ano no Bairro Citrolândia, em Betim, na Grande BH


postado em 03/06/2013 16:15 / atualizado em 03/06/2013 19:48

Dois dos integrantes do grupo foram apresentados na tarde desta segunda-feira(foto: Ramon Lisboa/EM/D.A.Press)
Dois dos integrantes do grupo foram apresentados na tarde desta segunda-feira (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A.Press)

Integrantes de uma quadrilha violenta que atuava na região do Citrolândia, em Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram apresentados na tarde desta segunda-feira na Delegacia de Homicídios da capital mineira. O grupo assumiu o tráfico de drogas na região - composta por 32 bairros - em novembro do ano passado. Somente nos três primeiros meses deste ano, 21 assassinatos foram registrados no local, sendo que 15 são atribuídos à gangue. Para se ter a noção do aumento da violência, no mesmo período de 2012 foram 10 homicídios.

De acordo com a Polícia Civil, as investigações começaram após crescimento de ocorrências policiais na Região do Citrolândia. Nos últimos três anos, duas quadrilhas, a gangue do Beco e a do Sol Nascente, disputavam o tráfico de drogas no local. Porém, os líderes das organizações criminosas acabaram presos. A venda dos entorpecentes estavam acontecendo de forma desorganizada e sem nenhuma liderança.

Aproveitando a circunstância, a quadrilha liderada pelos irmãos Jonathan Ferreira Mesquita, de 29 anos, e Alese, se mudou para o bairro em novembro do ano passado. “Chegaram para assumir o tráfico e só havia uma forma de conquistar as bocas, agindo com a violência. E, com isso, começaram a matar os inimigos”, explica o delegado Álvaro Romero, responsável pelas investigações.

Em três meses, o grupo aumentou consideravelmente o índice de homicídios no bairro. “Os criminosos são responsáveis por 110% de aumento no número de mortes em função de busca de espaços. Número esse que nos últimos três anos vinha apresentando quedas”, diz o delegado. Entre os crimes está o assassinato de um homem que foi queimado vivo dentro de um carro.

Em fevereiro deste ano, Alese acabou preso em uma festa regada a drogas e orgias. Já Jonathan acabou detido em março com duas armas fogo. Uma delas, um revólver calibre 44 de uso restrito das forças armadas. Com a prisão dos líderes da quadrilha, a polícia começou a investigar o restante dos criminosos que fazem parte da organizaçã. Foram pedidos mandados de prisão e de busca e apreensão. Porém, a Justiça negou os mandados de prisão.

Em 29 de maio, foi montada uma operação para cumprir seis mandados de busca e apreensão. Na casa de Jonathan, o líder do grupo foi encontrado com um revólver calibre 38, munição da mesma arma, e uma pequena quantidade droga. Jionatha Rafael de Alencar Correa Silva, que segundo a polícia estava no imóvel para possivelmente assumir o tráfico de drogas, foi preso em flagrante.

Na residência de Willian de Souza, que também foi preso, foram encontradas cápsulas de pistola 762, coldre e uma touca. Outros dois homens estão foragidos. Átila Rocha Fernandes, de 30 anos, e Cleisson José Mendes, de 20, não foram encontrados em casa no momento da operação. Nos imóveis, foram encontradas uma carabina calibre 28, munição de fuzil 762, e calibre 12, e uma moto 250 cilindradas que havia sido roubada em Contagem, na Grande BH.

Para o delegado Romero, os materiais vão ajudar nas investigações. “As apreensões foram importantes pois conseguimos muitas armas que podem ter sido usadas nos homicídios. O armamento passará por perícia para investigação dos outros crimes”, explica. Segundo ele, já houve a diminuição nos homicídios no Citrolândia desde as prisões dos primeiros criminosos. “Desde o final de abril até agora não foi registrada nenhuma morte. Sendo que, só no mês de março já tínhamos nove”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)