
Depois de quase oito meses de trabalho, estão chegando ao fim as sondagens do metrô no subsolo de Belo Horizonte. Os estudos atestaram a viabilidade da implantação do meio de transporte sob parte da cidade (trecho Lagoinha-Savassi). “Não tínhamos dúvida dessa possibilidade”, ressaltou o coordenador do projeto de expansão do metrô no âmbito da prefeitura, Márcio Duarte. O próximo passo é a contratação dos projetos de engenharia, previstos para serem concluídos até o fim do ano. As obras começam no início de 2014. Paralelamente, a prefeitura tenta aprovar na Câmara Municipal projeto de lei para contrair empréstimos de R$ 400 milhões para a construção da obra. Nessa segunda-feira, vereadores pediram esclarecimentos e maior detalhamento do PL 237/13, que agora tramita na Comissão de Orçamento e Finanças Públicas. “O projeto não esclarece pontos como as taxas de financiamento, as instituições financeiras e a real destinação, pois ele não especifica”, afirma o vereador Pedro Patrus (PT).
Para resolver o impasse, duas emendas serão apresentadas para esclarecer os questionamentos, de autoria do presidente da Câmara, Léo Burguês (PSDB). “Uma das emendas especificará que o dinheiro só poderá ser aplicado em obras do metrô e a segunda trata da taxa de juros a ser aplicada no empréstimo”, afirma Burguês, que acredita que o PL deverá estar pronto para votação em plenário até o início de junho.
Márcio Duarte esclarece que os R$ 400 milhões deverão ser aplicados na construção da linha 2, que liga o Calafate ao Barreiro, e que o empréstimo está sendo negociado com a Caixa Econômica Federal (CEF) ou com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo ele, a tramitação do projeto de lei não afetará o cronograma do metrô. “Estamos na fase de contratação dos projetos de engenharia”, ressalta.
Na ordem de R$ 3 bilhões, o metrô contará com R$ 1 bilhão da União, R$ 400 milhões da prefeitura e R$ 350 milhões do estado. O restante será aplicado pela iniciativa privada. O projeto do metrô prevê também a expansão da Linha 1 até o Bairro Novo Eldorado, em Contagem, que vai atualmente da Estação Vilarinho, em Venda Nova, até a Eldorado, no mesmo município. A construção da Linha 3, que liga o Bairro Lagoinha à Savassi, é o único trecho subterrâneo. Com a expansão, a previsão é atender 980 mil passageiros por dia, cinco vezes mais que a capacidade atual.
