(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Monte Verde registra a menor temperatura do estado

Termômetros chegaram a 2,5º C na madrugada desta terça-feira. Queda marca a chegada da primeira massa de ar polar do país neste ano


postado em 16/04/2013 13:40 / atualizado em 16/04/2013 15:25

Os termômetros da cidade de Monte Verde, no Sul de Minas Gerais, registraram 2,5 Cº na madrugada desta terça-feira, a menor temperatura do estado. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) , essa queda ocorreu por causa da chegada da primeira massa de ar polar do ano, que atinge primeiro a região sul e, depois, sudeste e centro-oeste.

De acordo com Cleber Souza, meteorologista do Inmet, essa massa de ar é típica do outono e reduz a nebulosidade, deixando poucas nuvens no céu. “A massa de ar polar é fria e seca e, com isso, mantém as noites frias e os dias quentes. Com poucas nuvens, a radiação do sol é mais forte e a temperatura sobe durante o dia. Quando o sol se põe, ela cai e o tempo volta a esfriar novamente”, explica.

Ainda segundo o meteorologista, as massas de ar frio serão cada vez mais frequentes a partir desta época do ano. “A partir de maio e junho, ainda virão muitas massas de ar polar para o sul, sudeste e centroeste do país, contribuindo para quedas cada vez mais acentuadas na temperatura”, diz. Na madrugada desta quarta-feira, a mínima deve permanecer entre 2º e 4ºC na região sul do estado. A partir de quinta-feira, a tendência é que a massa de ar polar perca suas características e o clima se aqueça.

Belo Horizonte e RMBH

Na capital mineira e Região Metropolitana, a massa de ar fria e seca também contribui para o frio. Nesta madrugada, os termômetros registraram uma média de 16º C na Grande BH. Nos próximos dias, a temperatura deve variar entre 14ºC e 16ºC. “No outono, as temperaturas mais baixas ocorrem por vola de 6h e 8h da manhã, ao contrário do verão em que as quedas acontecem por volta de 3h. Por isso é mais difícil levantar da cama nesta época”, explica.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)