(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Avenida Barbacena será interditada para poda de fícus infestados por praga

O trecho entre as ruas Tenente Brito de Melo e dos Timbiras, estará interditada para poda das árvores infestadas pela mosca-branca-do-fícus (Singhiella sp.). O trabalho será feito pela Defesa Civil


postado em 06/04/2013 09:09 / atualizado em 06/04/2013 13:48

(foto: Maria Tereza Correia/EM/D.A Press)
(foto: Maria Tereza Correia/EM/D.A Press)

Na próxima segunda-feira a Avenida Barbacena, entre as ruas Tenente Brito de Melo e dos Timbiras, estará interditada para poda das árvores infestadas pela mosca-branca-do-fícus (Singhiella sp.) O fechamento da via, no sentido Avenida do Contorno/Amazonas, Barro Preto, vai ocorrer entre os dias 8 e 11 de abril no horário de 8h às 16h. De acordo com a BHTrans, no mesmo trecho será proibido estacionar em qualquer horário até a conclusão do serviço. As podas na Avenida Barbacena serão feitas pela Defesa Civil

A infestação da mosca-branca-do-fícus (Singhiella sp.) em árvores na capital motivou a prefeitura a decretar situação de emergência no último dia 26. Com a decretação, a PBH comunica oficialmente o Sistema Nacional de Defesa Civil sobre o problema na cidade, que fugiu do controle.

O gênero fícus tem grande relevância ambiental e paisagística para o município e hoje existem cerca de 12 mil árvores desse tipo em BH. No entanto, a mosca está destruindo as árvores das avenidas Bernardo Monteiro, no Bairro Santa Efigênia, Barbacena, no Bairro Santo Agostinho, e nos arredores da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, no Centro. A prefeitura, por meio da Gestão Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), constatou que a infestação está disseminada e continua se alastrando por várias regiões da cidade.

De acordo com a PBH, apesar das constantes, pesquisas feitas não foram identificadas, na literatura científica nacional e internacional, metodologias ou produtos específicos para o controle e a erradicação desta praga em áreas urbanas. A prefeitura até tentou usar inseticidas e placas colantes, um tipo de adesivo em que as moscas ficam presas. No entanto, a situação ainda não melhorou.

(foto: Divulgação BHTrans)
(foto: Divulgação BHTrans)
No dia da decretação, o coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel Alexandre Lucas Alves, disse que o assunto tem que ser uma prioridade para se encontrar uma resposta. Segubndo ele, não há resposta possível de aplicação em área urbana que seja permitida para combater a praga.

Trânsito

A partir de segunda-feira, a avenida interditada está sinalizada com faixas de tecido para orientação aos condutores. Agentes da Unidade Integrada de Trânsito, BHTrans e PM e Guarda Municipal vão operar o tráfego na região.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)