(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Neblina prejudica visibilidade em rodovias na Grande BH; Pampulha opera por instrumentos

Fenômeno fica mais comum com a aproximação do inverno. Segundo a PRF-MG, a primeira providência dos motoristas deve ser reduzir a velocidade e ligar os faróis baixos


postado em 28/03/2013 15:46 / atualizado em 28/03/2013 17:30

Motoristas enfrentam dificuldades ao trafegar no Viaduto Mutuca, na BR-040 (foto: Cristina Horta / EM/ DA Press)
Motoristas enfrentam dificuldades ao trafegar no Viaduto Mutuca, na BR-040 (foto: Cristina Horta / EM/ DA Press)

O feriado prolongado começou com muita neblina na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Por causa do fenômeno, motoristas devem ter atenção redobrada ao trafegar nas principais vias e estradas do estado. A principal dica, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), é reduzir a velocidade e ligar os faróis baixos. Por causa da redução de visibilidade, o aeroporto da Pampulha, em BH, opera por instrumentos desde 9h45 desta quinta-feira. De acordo com a Infraero, 44,4% dos voos atrasaram.

Segundo o meteorologista André Madeira, do Clima Tempo, com a aproximação do inverno, a neblina (nevoeiro) se torna cada vez mais comum, especialmente nas primeiras horas da manhã. "Ela é formada por um resfriamento, que ocorre quando há uma grande queda na temperatura e um aumento da umidade. A passagem de uma frente fria pelo sudeste contribui para deixar o ar frio e úmido, favorecendo a formação da neblina", explica. A Grande BH, Zona da Mata e Sul de Minas são as regiões mais afetadas.

De acordo com o inspetor Adilson Souza, da PRF, a neblina é uma condição adversa que oferece muitos riscos à dirigibilidade de um veículo. "Em locais com neblina, o condutor deve, imediatamente, ligar os faróis e reduzir a velocidade em pelo menos 30%. Se o veículo for dotado do farol de neblina, é ainda melhor, pois ele permite uma visão de profundidade", afirma. Para ter direcionamento, o inspetor alerta que é importante se orientar pelas faixas delimitadoras e centrais e observar o pavimento.

No entanto, caso o motorista não esteja seguro para dirigir, a primeira dica é estacionar o carro em local seguro, mas jamais parar sobre a via. "Outro motorista pode estar sem visão e colidir com o veículo imobilizado. O mais recomendado é estacionar em algum posto de combustível, restaurante ou alguma área isolada", alerta Souza.

Neblina é formada por um resfriamento que ocorre quando há uma grande queda na temperatura e um aumento da umidade(foto: Cristina Horta / EM/ DA Press)
Neblina é formada por um resfriamento que ocorre quando há uma grande queda na temperatura e um aumento da umidade (foto: Cristina Horta / EM/ DA Press)

(Com informações de Renata Stuart)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)