(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Jovem grávida morre em BH com diagnóstico confirmado de dengue hemorrágica

Óbito ainda é analisado, uma vez que a paciente já estava acometida por uma doença hematológica prévia


postado em 26/03/2013 20:27 / atualizado em 26/03/2013 21:21


A capital mineira investiga a segunda morte em decorrência da dengue hemorrágica. Morreu nesta terça-feira, na Santa Casa da capital, uma jovem de 20 anos, grávida, que deu entrada na unidade médica na última quinta-feira. A Secretaria de Estado da Saúde já confirma 28 óbitos pela forma grave da doença e com mais esta suspeita o número pode chegar a 31. O terceiro caso ainda em investigação ocorreu em Sete Lagoas, Região Central.

Informações preliminares divulgadas pela Santa Casa indicam que a jovem foi internada na maternidade da unidade na madrugada de 21 de março. A equipe médica atestou que ela estava acometida por uma doença hematológica prévia, além de apresentar os sintomas da dengue hemorrágica. O quadro evoluiu e no sábado ela foi transferida para o Centro de Terapia Intensiva (CTI) do hospital. No domingo foi confirmado o diagnóstico da dengue e na mesma data o caso foi notificado à Secretaria Municipal de Saúde.

O óbito, segundo a Santa Casa, ocorreu ao meio dia desta terça-feira. Apesar dos esforços para salvar mãe e filho, a paciente não resistiu e não foi possível realizar o parto há tempo de garantir a sobrevivência do bebê.

O outro caso em investigação na capital mineira é de uma mulher de 58 anos, que morreu na quarta-feira passada no Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, um dia depois de ter sido avaliada e medicada em um posto de saúde no Bairro Sagrada Família, Região Leste, onde morava. O terceiro óbito em análise é de outra mulher, de 49 anos, que faleceu no Hospital Municipal Monsenhor Flávio da Mota, em Sete Lagoas, Região Central do estado, na noite do último sábado.

Quadro de epidemia

Com 28 mortes confirmadas, e mais de 120 mil casos suspeitos de dengue em Minas, governo do estado e a Prefeitura de Belo Horizonte assumem enfrentar um quadro de epidemia. As autoridades ainda fazem uma previsão alarmante: o número de doentes pode aumentar significativamente até a segunda quinzena de abril, devido ao pico de contágio pelo mosquito transmissor da doença. Uma das principais justificativas para o avanço preocupante da doença é a circulação do sorotipo 4 do vírus, para o qual a população não está imunizada.

Conforme o último boletim divulgado pelo governo de Minas, o número de notificações da dengue saltou, num intervalo de sete dias, de 93.184 suspeitas para 123.694. Foram confirmados 28 óbitos em decorrência da doença.

Uberaba, no Triângulo mineiro, é a cidade que mais tem registrado casos graves da doença. Foram nove mortes registradas no município. Montes Claros, no Norte do estado, vem em seguida, com três óbitos. Uberlândia e Ituiutaba aparecem na sequência, cada uma com dois casos fatais. As outras mortes foram registradas em Carangola, Frei Gaspar, Ipanema, Teófilo Otoni, Pirapetinga, Pirapora, São Geraldo do Baixio, São João da Ponte, Campos Altos, Contagem, e Muriaé.

Capital em alerta

O último levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde indica que a dengue avança rapidamente em Belo Horizonte. Em apenas uma semana, houve um aumento de 1.758 casos, uma média de 251 confirmações por dia na cidade. Até a última semana a capital tinha 4.215 casos confirmado da doença.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)