(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Blocos de rua terão mais atenção no carnaval de 2014 em BH

Belotur vai criar comissão para definir a programação da próxima festa momesca na capital mineira


postado em 19/02/2013 06:00 / atualizado em 19/02/2013 06:39

O carnaval dos blocos de rua de Belo Horizonte vai receber atenção especial em 2014. Este ano, mais de 500 mil foliões invadiram praças e avenidas da cidade, segundo dados da Belotur, empresa municipal de turismo de BH. Até o final de agosto o planejamento da folia de momo deve ser fechado, a partir das propostas dos organizadores dos blocos de rua, representantes de blocos caricatos e de escolas de samba. A criação do Comitê Especial de Planejamento de Grandes Eventos em Belo Horizonte, sugerida em reunião nessa segunda-feira na Belotur, pretende definir o modelo de Carnaval.

Para Eliza Marques, coordenadora do Bloco do Peixoto, a intervenção da administração municipal é necessária para garantir a infra-estrutura e segurança do evento, porém, sem interferir na diversidade dos blocos, já que muitos preferem se manter de forma independente, sem restrições de público ou uniformização de fantasias. Ricardo Scheid, do Bloco AloPrado, e presidente da Associação de Moradores e Amigos do Prado e Calafate (Amaprac), considera necessária a parceria com a administração pública para garantir folia. “Precisamos de uma postura que facilite, pois trata-se de uma manifestação da cultura popular”.

O coronel Luiz Rogério Andrade, comandante do Policiamento da Capital, disse que ainda este mês a Comissão de Monitoramento da Violência em Eventos Esportivos e Culturais (Comoveec), que tem representantes de vários setores públicos do estado e municípios, se reúne para analisar o crescimento dos blocos de rua em BH.

“A Polícia Militar entende que é importante eventos como esse para cidade, mas também que haja segurança, infra-estrutura e informação adequada ao público. Belo Horizonte está descobrindo um Carnaval que será referência para o Brasil. E o apoio dos organizadores ao trabalho da PM é essencial para garantir um evento alegre e seguro”, explicou o coronel, que descarta a possibilidade de restrição de público.

O presidente da Belotur, Mauro Werkema, disse que os representantes dos órgãos vão discutir a criação de um comitê permanente para grandes eventos. “Durante a Copa teremos 15 dias de evento da Fifa na Praça da Estação, além do carnaval, Arraial de Belô, o encontro da juventude católica, enfim. São muitos eventos que precisam de planejamento conjunto”, afirmou. Segundo ele, outras reuniões ainda serão realizadas e até agosto o carnaval de 2014 estará planejado. O próximo encontro será com os blocos. “O que aconteceu este ano foi um fenômeno histórico e surpreendeu a todos. Os blocos que esperavam mil pessoas receberam 7 mil”, disse Werkema.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)