(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Susto e indignação no ar durante voo até Confins

Passageira que estava a bordo de avião que se chocou com urubu e precisou fazer pouso de emergência cobra mais atenção de empresas e autoridades a casos do tipo


postado em 15/12/2012 06:00 / atualizado em 15/12/2012 07:20

"Não vi nenhum policial ou autoridade, apenas funcionários. Nessa hora, vemos que estamos desprotegidos", Ângela Dariva Lara, 38 anos, pedagoga que viveu momentos de pavor a bordo de avião que colidiu com ave
Casada e mãe de dois filhos, por longos minutos do último dia 6 a pedagoga Ângela Dariva Lara, de 38 anos, teve convicção da morte. Na semana passada, ela viveu momentos de terror a bordo de um avião que saiu do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com destino ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana. Cerca de cinco minutos depois de decolar, a aeronave, que transportava 99 passageiros, colidiu com um urubu, que se chocou com a turbina esquerda. Além de pânico, o episódio suscitou questionamentos sobre a segurança aeroportuária.


 “O avião estava subindo e de repente houve uma explosão próximo da turbina. A impressão era de uma freada brusca, o avião perdeu a estabilidade e ficou chacoalhando de um lado para o outro. De repente, uma fumaça começou a entrar na cabine. Muitas pessoas passaram mal, todos estavam desesperados”, lembra a passageira. “Já tinha certeza de que iria morrer e minha preocupação naquele momento era apenas que o avião não caísse em cima da cidade de São Paulo, matando mais pessoas”, conta, ainda abalada com o episódio.

Segundo Ângela, depois de 20 minutos o comandante conseguiu pousar, explicou sobre o choque com a ave e foi aclamado pelos passageiros, emocionados por estarem sãos e salvos. Passada a euforia, Ângela disse que ficou impressionada com a falta de fiscalização. “O que mais me impressionou foi que não vi nenhum policial ou autoridade, apenas funcionários da Gol. Nessa hora, vemos que estamos completamente desprotegidos”, afirma.

A pedagoga entrou em contato com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Comando da Aeronáutica, mas até ontem não havia recebido qualquer resposta. A ocorrência foi comunicada ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), ligado ao Comando da Aeronáutica. De acordo com o órgão, a colisão com um urubu levou a danos no motor esquerdo. A assessoria de imprensa informou que, como não envolveu mortes nem danos graves à estrutura da aeronave, não se trata de um caso para investigação.

Segundo o Cenipa, o registro das ocorrências é voluntário, segue normas internacionais e direciona ações de combate aos focos atrativos de colisões. São Paulo liderou as estatísticas do Cenipa sobre risco aviário, com 715 registros de quase colisões, colisões ou avistamentos de aves este ano. Segundo a Anac, depois do incidente a companhia aérea tem que consertar a aeronave e comunicar à agência sobre os procedimentos adotados para que a aeronave volte a operar normalmente.

A assessoria de imprensa da Gol informou que uma ave entrou pela turbina e que houve fumaça por causa da sucção e queima do pássaro. O piloto desligou um dos motores e fez um pouso de segurança em Guarulhos, já que não é recomendado que se pouse apenas com um motor em Congonhas, por causa da extensão da pista. Segundo a empresa, não houve qualquer explosão, o motor da aeronave já foi trocado e ela voltou a operar normalmente.

 

Como ficou?

Aterro perto do aeroporto foi fechado

 

Ameaça para o aeroporto de Confins, o aterro controlado de Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi fechado em março pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Em fevereiro, o local, que atraía urubus, mobilizou autoridades federais, entre eles representantes da Aeronáutica e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). De acordo com a Semad, a desativação está sendo acompanhada pela equipe de controle e fiscalização ambiental integrada. Os resíduos sólidos de Vespasiano estão sendo levados para o Aterro Sanitário de Macaúbas, em Sabará, também na região metropolitana. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)