(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Temendo ataques, comerciantes desativam caixas eletrônicos em estabelecimentos

Levantamento realizado pela reportagem aponta que este ano, até terça-feira, foram ao menos 171 ataques a caixas eletrônicos.


postado em 08/08/2012 09:25

A onda das explosões tem levado cada vez mais, donos de postos de combustíveis, de supermercados, drogarias e padarias a solicitar aos bancos a retirada dos terminais de autoatedimento. A exemplo de proprietários de outros estabelecimentos que já foram alvos de criminosos, a dona da padaria atacada ontem em Santa Luzia também solicitou ao banco a encerramento do serviço. "Infelizmente a gente vai deixar de prestar um serviço a população, mas não podemos arriscar a vida de nossos funcionários e dos clientes", disse Patrícia Rezende.

Os ataques levaram a Associação Mineira dos Supermercados (Amis) a orientar, no final de julho, os estabelecimentos a desativarem os caixas eletrônicos de suas lojas. A medida é a oficialização de um movimento que já vinha ganhando força desde abril, após vários registros de explosões às máquinas de bancos instaladas nos estabelecimentos. Desde então, lojistas preferiram suspender o serviço, que atraía clientes, em vez de correr riscos.

O presidente da Associação de Farmácias e Drogarias (Asfad), Sebastião Eustáquio Alves, que representa 50 donos de lojas do setor na Grande BH, afirmou que a maioria dos associados que têm os equipamentos nas lojas objetiva desativá-los, o que é aconselhado pela a entidade. "Cerca de 90% dos donos de drogarias e farmácias não querem mais as máquinas e nem prestar serviço de posto bancário, como pagamentos de contas e boletos", disse Alves.

Carlos Guimarães, diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo de Minas Gerais (Minaspetro), que conta com 1.800 associados, disse que tendência é o setor seguir o exemplo de supermercados e farmácias e começar a desativar os equipamentos. "Nós não orientamos a retirada dos equipamentos, mas também não aconselhamos a instalação. Para os donos que optaram em manter o serviço, aconselhamos que procurem os bancos e exijam as normas de segurança estabelecidas por lei", explicou Guimarães.

Os setores de segurança pública de Minas se reuniram para a criação de um comitê que irá atuar no combate e prevenção dos crimes de ataques a caixas eletrônicos e contra as quadrilhas especializadas na modalidade criminosa. Conforme a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), trata-se de uma força-tarefa que terá a participação das polícias Civil e Militar, Exército, Ministério Público, Prefeitura de Belo Horizonte e a Secretaria de Estado da Fazenda, cujos ajustes estão em fase de finalização.

Desde o início da onda de ataques as máquinas, registrados a partir do segundo semestre de 2011, o Deoesp informou que ter identificado os principais envolvidos nesse tipo de crime e prendido este ano oito pessoas. Investigações estão em andamento.

Levantamento

 

A Secretaria de Estado de Defesa Social informou que de janeiro a maio de 2012 ocorreram 127 ataques a caixas eletrônicos em Minas, sendo 61 ocorrências consumadas de furto e roubo e 66 tentadas. No mesmo período de 2011, foram registrados 45 ataques consumados. Levantamento realizado pela reportagem aponta que este ano, até ontem, foram ao menos 171 ataques a caixas eletrônicos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)