(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BH está em clima de férias. Veja a programação gratuita para a criançada

Mais de 1 mil pessoas acompanham espetáculo teatral na Praça da Liberdade. A partir de hoje, programação de eventos gratuitos para a criançada será ampliada na capital


postado em 16/07/2012 06:39 / atualizado em 16/07/2012 06:45

Espetáculo tem efeitos de luz e sombra e bonecos de madeira sobre uma cortina de 10 mil litros de água(foto: Beto Magalhaes/EM/D.A Press)
Espetáculo tem efeitos de luz e sombra e bonecos de madeira sobre uma cortina de 10 mil litros de água (foto: Beto Magalhaes/EM/D.A Press)
Começaram as férias escolares e, com elas, muitas atrações espalhadas pela cidade. A partir desta semana, a criançada pode se divertir em várias atividades gratuitas. São oficinas, espetáculos teatrais e ações esportivas e culturais em parques e outros espaços da capital. A diversão também está nas escolas. A partir de hoje, 145 instituições de ensino municipal da capital oferecem programação variada de lazer e aprendizagem no próprio ambiente escolar.

Pela cidade, o agito pôde ser conferido no fim de semana na Praça da Liberdade, onde passaram cerca de 1,2 mil pessoas para ver o surubim rei. Mas não se tratava de uma nova espécie nas fontes da praça e sim do espetáculo infantil Os olhos do surubim rei, do Grupo Teatro Kabana, de Sabará.

No sábado e domingo foram quatro apresentações, com capacidade para 150 pessoas por vez. Ontem, as apresentações às 16h, 17h15 e 18h30 tiveram lotação esgotada.

Houve até quem fez questão de ir nos dois dias. “Vim no sábado, enquanto meu filho estava em um aniversário, e gostei tanto que quis voltar e trazê-lo”, conta a pedagoga Renata Lopes, de 28 anos. E pelo visto valeu a pena. O filho Rodrigo, de 6 anos, avisou: “Gostei muito. Foi a peça mais legal que já vi”.

O clima era mesmo de férias. Sem outras programações nas agendas, quem estava lá não soube dizer ao certo o que estaria fazendo se não tivesse ido à praça. “Brincando em casa”, sugere Júlia, de 5 anos. Ela foi acompanhada da irmã, Beatriz, e da amiga Maria, levadas por seu pai, o professor universitário Joélcio Pinto. “Participo muito de eventos como esses. Sem dúvida, uma política de lazer que deve ser incrementada. Incentiva as pessoas a participarem de eventos culturais, principalmente as crianças”, diz o professor.

E se a preocupação é com a qualidade de eventos culturais gratuitos, não há razões para questionar a montagem de Os olhos do surubim rei. O teatro de bonecos é realizado com efeitos de luz e sombra e bonecos de madeira sobre uma cortina e 10 mil litros de água.

A história conta a viagem de um avô e seu neto por um rio em busca do surubim rei, aquele que é a própria natureza. Durante a trama, espíritos do mau, queimadas e perigosas cachoeiras são enfrentados pelos dois, com a ajuda de personagens como o Cabloco d’água, São Francisco de Assis e Carrancas.

Apesar de infantil, a atração chama a atenção também dos adultos. O casal Andreza Freitas, técnica comercial, de 35, e Alisson Freitas, engenheiro, de 37, foi sem crianças. Antes do espetáculo, pareciam mais ansiosos que os pequenos da fila. “Eles vão apresentar algo que a gente nunca viu em teatro de bonecos, pois são de madeira e sobre a água”, antecipou Alisson. Durante a apresentação, o casal se divertiu, deu risada e aplaudiu.

O espetáculo fazia parte do projeto Diversão em cena, que continua durante todo o ano. Nestas férias, serão mais quatro apresentações, todas no Teatro Isabela Hendrix, com entrada a R$ 10 e um deles, A última gota, com entrada franca.

PROGRAME-SE

Até dia 27

Programa Escola nas férias – 145 escolas municipais da capital vão reunir diversas atividades. Para se inscrever, os pais ou responsáveis devem procurar a instituição mais próxima. O público-alvo são crianças e adolescentes de 5 a 14 anos, que terão atividades disponíveis das 9h às 16h.

Entre os dias 24 e 28

A Fundação Clóvis Salgado oferece, até o dia 28, oficinas de férias ministradas no Espaço Educativo, ao lado da Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard. Os interessados devem ter entre 9 e 12 anos. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo telefone (31) 3236-7363, das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira (até o preenchimento das vagas).
Espetáculo A última gota, dias 28 e 29, às 16h, no Teatro Isabela Hendrix.

PARQUES

Entre os dias 17 e 29


Parque das Mangabeiras
Atividades de recreação e educação ambiental: oficinas, trilhas, brincadeiras e jogos, das 9h às 16h. Nos dias 22 e 29, haverá atrações culturais
a partir das 11h.

Entre os dias 17 e 28

Parque Municipal Américo
Renné Giannetti
Diversas atrações como oficinas, trilhas, brincadeiras, práticas esportivas e jogos.
Confira a programação dos outros parques da cidade
no site da prefeitura: www.portalpbh.pbh.gov.br.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)