(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Festa para santa peregrina Nossa Senhora de Nazaré


postado em 23/06/2012 06:00 / atualizado em 23/06/2012 07:04

Moradores se despediram da imagem, que foi levada no sábado para a Europa(foto: Daniela Pinheiro Leal/Divulgação )
Moradores se despediram da imagem, que foi levada no sábado para a Europa (foto: Daniela Pinheiro Leal/Divulgação )

 

Irmandades, pastorais, moradores e visitantes de Morro Vermelho, distrito histórico de Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, preparam uma grande festa para receber amanhã a imagem da padroeira Nossa Senhora de Nazaré, uma semana depois de sua partida para uma peregrinação pela Europa. O retorno marca o início das comemorações dos 300 anos de construção da matriz do povoado. A chegada da santa peregrina está prevista para as 15h, na entrada de Caeté, de onde seguirá em desfile numa viatura do Corpo de Bombeiros e em carreata por 10 quilômetros até Morro Vermelho.

Acompanhada de 12 mordomos, a imagem peregrina partiu sábado (dia 18) para Portugal, depois de despedida emocionada dos moradores. Foi no país, numa antiga vila, que surgiu o primeiro milagre de Nossa Senhora de Nazaré. A imagem mineira foi recebida segunda-feira pela Confraria de Nossa Senhora de Nazaré, em Portugal. Na terça, houve celebração eucarística e procissão até a Ermida da Memória, edificada sobre o penhasco onde teria ocorrido o milagre. À noite, os mordomos de Morro Vermelho fizeram uma exposição para mostrar aos católicos portugueses as tradições folclóricas e culturais de Minas herdadas dos antepassados. A imagem foi levada à cidade de Fátima no dia seguinte.

A matriz de Morro Vermelho foi erguida em 1713 pelo capitão-mor Paulo Rodrigues Durão, pai do poeta de O caramuru, frei Santa Rita Durão. A igreja é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A paróquia foi criada em 30 de novembro de 1880 pela Lei 2.709 e hoje pertence à Arquidiocese de Belo Horizonte. A imagem da padroeira mostra a Virgem de túnica, véu, brincos e colares, com o Menino Jesus nos braços.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)