(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Outono em BH está com jeito de inverno


postado em 09/05/2012 07:24 / atualizado em 09/05/2012 07:27

Café e muitos agasalhos foram essenciais para afastar o frio, agravado pela chuva fina durante todo o dia(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Café e muitos agasalhos foram essenciais para afastar o frio, agravado pela chuva fina durante todo o dia (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

Depois de enfrentar a terceira madrugada mais fria do Brasil – com temperatura mínima de 14,8 graus e sensação térmica que chegou a 10 graus –, o belo-horizontino que saiu de casa sem agasalho passou frio ontem. “Tá frio e tá ruim”, queixou-se, o programador de computadores Marcos Morais, de 23 anos. Ele e outros três rapazes tentavam se esquentar tomando um café na Savassi, na Região Centro-Sul. Todos vestiam casacos e só tiravam as mãos dos bolsos para pegar as xícaras na mesa.

“Para trabalhar, o frio é até melhor, mais confortável. O calor incomoda muito”, comentou Marcos. Perto dali, a administradora Simone Andrade, 29, tentava se aquecer abraçando a si mesma. “Tá bastante frio”, exclamou ela, que usava um casaco com uma blusa por baixo e um lenço em volta do pescoço. “Mas eu gosto dessa temperatura, é mais aconchegante. O melhor é ficar em casa, embaixo do lençol”, disse.

Segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, do Climatempo, a queda de temperatura deve-se ao encontro de uma massa de ar polar que já atuava desde a semana passada com uma corrente de ar quente vinda do continente em direção ao oceano, o que provocou nebulosidade, causando chuvas em algumas regiões do estado. A temperatura na capital oscilou entre 14,8 e 21,6 graus na capital. Em Poços de Caldas, no Sul de Minas, os termômetros chegaram a marcar 6°C na madrugada, a menor temperatura do ano no estado. A previsão para a madrugada de hoje era de 14 graus, com sensação térmica de 10 graus por causa dos ventos moderados.

Segundo Ruibran, a massa de ar polar está estacionada sobre a Região Sudeste do país desde a semana passada, quando o Sul de Minas registrou a menor temperatura do ano, de 2.4 graus, e, nesta semana, oscila entre 9 e 10 graus. A partir de hoje, afirma Ruibran, a tendência é de ligeira elevação da temperatura em Minas com tempo parcialmente nublado. “No mês de maio, é normal esse tipo de queda na temperatura. O frio está mais na Região Central de Minas, Zona da Mata e Leste”, disse Ruibran.

Ontem choveu em BH, na Zona da Mata e no Leste de Minas, mas a previsão para os próximos dias é de tempo parcialmente nublado em todo o estado, sem chuva. “Mês de maio é mais de céu claro e frio à noite. Os dias são típicos de outono”, completa Ruibran.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)