
Uma operação do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) para fiscalizar ônibus que fazem o trajeto BH/Esmeraldas terminou com 27 veículos retirados de circulação nesta segunda-feira. Um dado preocupante nas ações foi que 67% dos coletivos abordados apresentavam alguma irregularidade.
A operação começou por volta das 6h e foi encerrada no início da tarde. Ao todo, 40 veículos foram fiscalizados. Entre os problemas mais recorrentes estão a ausência de suspensão e amortecedores, parabrisas trincados, pneus carecas, vazamento de óleo no sistema de roda, motor e caixa de marcha, extintores descarregados, veículos sem barra estabilizadora e sem disco tacográfico e roletas sem lacres. “É bastante preocupante os itens que motivaram a retirada de tráfego desses veículos. Alguns apresentaram falhas graves que põem em risco a vida dos usuários, como transitar sem amortecedor, com pneus lisos, veículos com vazamento de óleo nas rodas, entre outras coisas”, explica Ronaldo Carvalho, gerente de fiscalização (DER/MG).
Para tentar acabar com os problemas nos coletivos, o DER pede que os usuários façam denúncias pela central de telefone 155. “Essas reclamações vão para um banco de dados e fazemos o planejamento das ações”, diz o gerente que critica. “Infelizmente, nosso contingente é pequeno. Temos que fiscalizar 8 mil veículos, porém sem o pessoal necessário para isso”, afirmou.
Na última sexta-feira, um ônibus desgovernado da linha 6400 (BH/Esmeraldas) atingiu um barranco ao lado de uma casa na Rua França, no Bairro São Francisco de Assis, em Esmeraldas. Segundo a Polícia Militar (PM), o coletivo seguia cheio e perdeu o freio na descida. Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas. Os passageiros reclamaram de lotação do ônibus e principalmente da falta de segurança.
