(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Católicos acompanham Via-sacra nas ladeiras de Ouro Preto


postado em 06/04/2012 16:48 / atualizado em 06/04/2012 17:02

Centenas de fiéis acompanharam a procissão da Penitência na manhã desta sexta-feira em Ouro Preto(foto: Beto Magalhaes/EM/D.A Press)
Centenas de fiéis acompanharam a procissão da Penitência na manhã desta sexta-feira em Ouro Preto (foto: Beto Magalhaes/EM/D.A Press)


Centenas de fiéis acompanharam no começo da manhã desta sexta-feira em Ouro Preto, na Região Central de Minas, a procissão de Penitência para celebração da Via-Sacra . No percurso de 2,5 quilômetros, a população acompanhou as 87 figuras bíblicas na encenação da Via Crúcis de Jesus. O ato lembra os 13 passos de Cristo desde seu julgamento e condenação no Pretório de Pôncio Pilatos até o Alto do Calvário, onde foi crucificado e morto. Ritual que deixou a emoção transparecer no rosto não só de quem participou da encenação, mas também de quem assistiu da calçada, da janela ou do meio da multidão, a dolorosa caminhada de Cristo carregando a cruz, apanhando dos soldados, sendo crucificado e morto.

Veja imagens da procissão em Ouro Preto


A procissão é um dos destaques das celebrações da sexta-feira santa na cidade. Segundo o pároco da Igreja Nossa Senhora do Pilar, padre Marcelo Moreira Santiago, é um convite a pensar no sacrifício feito por Cristo em nome da humanidade. “Celebramos a salvação de Jesus durante todo o ano, mas a Semana Santa concentra toda essa devoção do Senhor. Na Via Dolorosa, ele demonstra, desta vez com a própria vida, que nos ama e que é solidário a nós”, afirmou. Conforme o padre, as ações da santidade não devem ser apenas revividas por meio da encenação. “São atos sobre os quais precisamos refletir, nos converter e reafirmar nosso compromisso com a fé”, disse.

Lava-pés

Na noite de quinta-feira, a cerimônia do lava pés foi celebrada no Largo da Igreja Nossa Senhora do Rosário. O ritual, reacendeu nos cristãos os princípios da entrega e da devoção de Jesus Cristo às vésperas de sua morte. Para os moradores da cidade a noite foi especial. “Acompanho sempre o lava pés porque essa é uma cerimônia muito bonita e que nos lembra o quanto é importante sermos bons e nos colocarmos a serviço do outro. Também nos mostra que devemos saber perdoar e pedi


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)