(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fim de semana será de chuva forte com rajadas de vento e raios em Minas

As regiões Central, Noroeste, Zona da Mata, Rio Doce, Triângulo Mineiro, e parte do Mucuri e Jequitinhonha são as mais sujeitas à chuva forte


postado em 23/03/2012 10:16 / atualizado em 23/03/2012 12:26

A chuva forte que atinge grande parte do estado de Minas Gerais na manhã desta sexta-feira deve continuar durante o fim de semana. De acordo com meteorologista do Centro de Climatologia da PUC Minas TempoClima, Heriberto dos Anjos, a chegada de uma frente fria no litoral do sudeste mudou completamente as condições de tempo no estado e deve permancer até a próxima segunda-feira. Os próximos dias devem ser de céu bastante coberto com chuvas acompanhadas de rajadas de vento e descargas atmosféricas praticamente em todo o estado.

As regiões Central, Noroeste, Zona da Mata, Rio Doce, Triângulo Mineiro, e parte do Mucuri e Jequitinhonha são as mais sujeitas à chuva forte. Moradores de Belo Horizonte e Região Metropolitana devem ter cuidado especial, alerta o meteorologista.

Segundo Heriberto, embora seja um fenômeno comum, a combinação de um ligeiro canal de umidade vindo das regiões Centro-Oeste e Norte do País combinado com a passagem de uma frente fria, provoca chuva com intensidade de moderada a forte no estado. A Defesa Civil de Minas Gerais informa que deve chover de 30 a 40 mm das 10h desta sexta-feira até às 7h deste sábado.

A temperatura não deve passar de 25ºC nesta sexta e sábado, revela o meteorologista. De acordo com ele, “com o aumento da nebulosidade, os raios solares quase não aparecem e a temperatura fica amena. A umidade relativa do ar fica então bastante alta, por volta de 92%” . A previsão é que a temperatura mínima seja de 20ºC nesta sexta e no sábado de 19ºC.


Chuvas em Belo Horizonte

239 cidades em situação de emergência

Subiu para 239 o número de cidades que decretaram estado de emergência em Minas Gerais desde o início do período chuvoso, em outubro de 2011, segundo a Defesa Civil. São Gonçalo do Abaeté, na Região Noroeste do estado, foi incluída na lista dos municípios mineiros que enfrentam graves problemas. A Defesa Civil já confirmou as 20 mortes que tiveram como causa direta a chuva.

Segundo balanço divulgado pelo órgão nesta sexta-feira, desde outubro de 2011 mais de 3,6 milhões de pessoas foram afetadas pela chuva e mais de 23 mil tiveram suas casas danificadas. Outros prejuízos foram contabilizados, como 879 pontes destruídas e 869 danificadas. São mais de 106 mil desalojados no estado, segundo dados das prefeituras municipais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)