(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Linha dura barra flash mob em Belo Horizonte

PM acha que está na hora de impor limites para eventos espontâneos convocados por meio das redes sociais. MP, Polícia Civil e prefeitura também participarão da estratégia


postado em 10/03/2012 06:00 / atualizado em 10/03/2012 08:52

Objetivo da PM é acabar com atos de vandalismo como o de sábado passado no Cidade Nova(foto: Maria Tereza Correia/EM/D.A Press - 4/3/12)
Objetivo da PM é acabar com atos de vandalismo como o de sábado passado no Cidade Nova (foto: Maria Tereza Correia/EM/D.A Press - 4/3/12)
A Polícia Militar traça estratégias para enquadrar as festas organizadas na capital via internet, manifestações espontâneas chamadas flash mobs. Quarta-feira, a corporação vai se reunir com representantes da Polícia Civil, do Ministério Público, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de BH e da Comissão de Monitoramento da Violência em Eventos Esportivos e Culturais (Comovec) para definir quais sanções serão adotadas contra quem promover pelas ruas e avenidas eventos não autorizados. O objetivo é evitar repetições das cenas de depredação  presenciadas no Bairro Cidade Nova, durante a pós-folia no fim de semana passado.

A PM quer também, nos próximos dias, se encontrar com entidades representantes de jovens. “Vamos conversar e mostrar o quanto podemos apoiar para que façam um evento organizado até mesmo pela rede social”, afirma o comandante de Policiamento da Capital, coronel Rogério Andrade. “Uma forma, por exemplo, é conseguir o apoio de lojas para trocar ingressos por alimentos não perecíveis para doação, o que permitiria o controle da quantidade de pessoas”, completa.

Quanto à festa Vou passar a noite com elas, prometida para este sábado na Praça do Papa, na Região Centro-Sul da capital, e que sumiu das redes sociais, o coronel adverte que a PM está de olho. “Não é uma festa, é uma ocupação desorganizada do espaço público, promoção de desordem. Evento é aquilo que é articulado e autorizado. As festas relacionadas à juventude devem cobrar dos órgãos do sistema de defesa social medidas que garantam a segurança de todos, mas é preciso deixar claro que há regras para os encontros ocorrerem num patamar de respeito e controle formal”, ressalta.

Santo irlandês

Outra polêmica, a festa de Saint Patrick’s Day parece estar sendo resolvida e agora depende apenas de posição do Ministério Público (MP) de Minas Gerais. Nessa sexta-feira, a Fundação de Parques Municipais de Belo Horizonte deu aval para a realização do evento no estacionamento do Parque das Mangabeiras, na Região Centro-Sul de BH, e vai liberar segunda-feira o alvará. O diretor de Parques da Área Sul, Homero Brasil, afirma que todas as condicionantes impostas pela prefeitura estão sendo cumpridas pela organização do evento. Se o MPE der o sinal verde, será feira reunião com os moradores do Bairro Mangabeiras para atender as reivindicações deles.

O produtor Otacílio Mesquita, da DM Promoções, responsável pela festa, garante que o controle da quantidade máxima de participantes está garantida em 7 mil pessoas. Tem direito ao ingresso apenas quem comprou a camisa do evento ou o pacote com 12 cervejas da marca patrocinadora. Para evitar a presença de ambulantes nas redondezas, o que atrairia pessoas sem convite, fiscais da Regional Centro-Sul, com apoio da PM, estarão presentes no local da festa.

A autorização dada pela Fundação de Parques Municipais não foi bem recebida pelos moradores do entorno do local da festa. O presidente da Associação de Moradores do Bairro Mangabeiras, Marcelo Marinho Franco, informou que a entidade vai prosseguir com a representação feita no MP. Ele alega que a festa “vai trazer sérias consequências para a integridade da fauna e flora, além do grave risco de incêndios na encosta da Serra do Curral, como tem acontecido sempre, durante a realização de megaeventos”.

A posição dos moradores foi confirmada mesmo depois de um encontro nessa sexta-feira com os organizadores da festa. Marcelo Marinho entende que não há nenhuma garantia de que a festa não trará prejuízos para o Parque das Mangabeiras e por essa razão eles querem um posicionamento oficial da promotoria. A assessoria de imprensa do Ministério Público informou que a representação ainda não foi apreciada.

Enquanto isso, proibição reforçada

Nessa sexta-feira à noite, para mostrar que agirá com rigor para impedir a festa Vou passar a noite com elas, a Polícia Militar divulgou nota na qual recomenda que as pessoas não compareçam à Praça do Papa para participar do evento convocado pelo Facebook. Na nota, a PM informa que a festa não foi autorizada, por causa do prejuízo que causaria aos moradores da região. Policiais militares, agentes da BHTrans e fiscais da Regional Centro-Sul estarão na praça desde cedo. Estão proibidos o estacionamento, a venda de bebidas e o uso de carros de som.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)