(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas tem 30 municípios com alto índice de infestação da dengue

Os dados do Levantamento Rápido de Índices de Infestação para Aedes aegypti (LirAa) foram divulgados nesta segunda-feira pela Secretaria de Estado de Saúde (SES)


postado em 13/02/2012 17:50 / atualizado em 13/02/2012 17:59

Os dados do Levantamento Rápido de Índices de Infestação para Aedes aegypti (LirAa) preocupam as autoridades mineiras. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), dos 74 municípios que realizaram o estudo, 30 apresentaram alto índice de infestação (acima de 3,9%), 42 apresentaram médio risco (LirAa entre 1,0% e 3,9%) e duas cidades tiveram baixo risco. Até o momento, foram notificados, em 2012, 4.491 casos de dengue em Minas Gerais.

O LirAa é uma pesquisa de verificação domiciliar por amostragem que revela o índice de infestação da larva do mosquito. Ele ajuda os municípios a acompanharem de forma rápida e atualizada a situação da infestação, além de ser um instrumento que auxilia na rápida tomada de decisões dos gestores para o controle da doença e demonstra como os municípios estão distribuídos em todas as regiões do estado, o que espelha o aumento da infestação.

Minas Gerais conta com a Força-Tarefa de combate à dengue. Ela já atuou em vários municípios do Estado reforçando as ações de combate à doença e mobilizando a população sobre a necessidade de evitar a doença. Aimorés, no Leste de Minas, é uma das cidades que recebe a equipe da força tarefa a partir desta semana.

No dia 1º de fevereiro, o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, recebeu secretários municipais de saúde de 30 municípios mineiros com o objetivo de reforçar o combate ao vetor e impedir o avanço da doença, que causou 23 mortes no Estado em 2011. Entre as ações efetivas para a solução do problema, Antônio Jorge anunciou a liberação de R$ 1 milhão, recurso do Sistema Estadual de Transporte em Saúde (Sets), para a compra de 30 veículos do tipo picape, que irão auxiliar no transporte dos agentes e insumos, considerado pelos secretários municipais como um dos grandes gargalos na promoção das ações.

Os municípios convocados foram Pocrane, São José da Safira, Marilac, Recreio, Glaucilândia, Central de Minas, Mathias Lobato, Naque, Aimorés, Araguari, Bocaiúva, Bom Despacho, Campo Belo, Curvelo, Dores do Indaiá, Ipatinga, Itabira, Itaúna, Ituiutaba, Januária, Montes Claros, Nova Serrana, Pará de Minas, Pirapora, Pompéu, Teófilo Otoni, Timóteo, Ubá, Unaí e Várzea da Palma.

Com Agência Minas


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)