(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DOENÇAS APÓS TEMPORAIS

Minas recebe 400 mil doses de vacina contra difteria e tétano

Estado recebeu o dobro do envio rotineiro. Em regiões afetadas por enxurradas é comum o surgimento de casos das doenças


postado em 17/01/2012 10:17 / atualizado em 17/01/2012 10:30

Ruas das regiões Norte e Nordeste de BH inundadas pelo Córrego do Onça: pessoas podem ser contaminadas ingerindo água suja ou pelo contato, por meio de fissuras na pele ou por apenas levar a mão à boca(foto: Euler Junior/EM/D.A Press. Brasil)
Ruas das regiões Norte e Nordeste de BH inundadas pelo Córrego do Onça: pessoas podem ser contaminadas ingerindo água suja ou pelo contato, por meio de fissuras na pele ou por apenas levar a mão à boca (foto: Euler Junior/EM/D.A Press. Brasil)

O Ministério da Saúde enviou 430 mil doses de vacina contra difteria e tétano (dupla bacteriana) para Minas Gerais e o Espírito Santo, estados atingidos pelos temporais. Minas Gerais recebeu 400 mil doses, o dobro do envio rotineiro, e o Espírito Santo 30 mil. Na última sexta-feira, um carregamento com 150 mil doses foi mandado para o Rio de Janeiro.

Em regiões afetadas por enxurradas é comum o surgimento de casos das doenças. Isso porque as bactérias causadoras são disseminadas pela sujeira trazida com as enchentes. A bactéria do tétano entra por pequenos ferimentos em contato com a água contaminada. A difteria é transmitida pela saliva ao tossir, espirrar ou falar. O tétano acidental causa rigidez em várias partes do corpo, como na nuca, no abdômen e no rosto. Os sintomas da difteria são dor de garganta, febre baixa, gânglios no pescoço, náuseas e dificuldade de engolir. O ministério recomenda que as pessoas evitem nadar ou andar em poças d`água, lagos ou rios contaminados pelas águas das enxurradas.

Depois do transtorno das inundações causadas por rios e córregos, moradores de várias cidades enfrentam a grave ameaça de doenças causadas por coliformes fecais, que podem levar à morte. Resultado de análise de água coletada em quatro pontos feita em laboratório a pedido do Estado de Minas revela o perigo. As amostras são do Córrego do Onça, em BH; do Rio Paraopeba, em Betim e Brumadinho; e do Córrego Serra Azul, em Juatuba.

As três primeiras foram reprovadas segundo padrões sanitários e apresentam índices que põem em risco a saúde da população. Apenas em Juatuba o curso d’água tem limites toleráveis de coliformes fecais. A recomendação agora é para que os cuidados de higiene e desinfecção sejam redobrados na volta à vida normal.

(Com Agência Brasil)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)