(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Veja a história de alguns patrimônios de BH


11/12/2011 07:39

 

5 agressões à história

Viaduto Santa Tereza (foto)

Inaugurado em 1929, está tomado pela pichação, tem luminárias quebradas e falhas no revestimento. A última obra foi na década de 1990. A revitalização é uma das proposta mais votadas do OP Digital.

Prédio do Detran

Localizado na Avenida João Pinheiro, o prédio modernista do Departamento de Trânsito (Detran/MG) tem fachada malconservada, e o painel do artista Mário Silésio (1913-1990) está degradado.

Estacionamento em igrejas

A prefeitura ameaça cassar alvará de funcionamento de estacionamentos em igrejas tombadas pelo município, por interferirem no entorno dos templos. Um exemplo é a São José, no Centro.

Pastelaria Ouropretana


O imóvel particular, erguido na época da comissão construtora da capital, é o retrato do abandono, com muita sujeira na fachada e pichações. Fica na esquina das ruas Pernambuco e Inconfidentes.

Casa da Loba

Projetado em 1930, o imóvel da Rua Itapecerica, na Lagoinha, foi construído com projeto dos arquitetos Otaviano Lapertosa e João Abramo. Está descaracterizado na fachada e no interior.

5 tônicos para a memória


Cine Brasil (foto)

Localizado na Praça Sete, o V&M Brasil Centro de Cultura ainda não tem dia para ser inaugurado. Datado da década de 1930, está sendo completamente restaurado, valorizando a fachada em pó de pedra.



Palacete Jeha

Fica na esquina das avenidas Brasil e Afonso Pena e Rua Paraíba. Datado de 1934, o prédio no estilo art déco, ocupado por um escritório de advocacia, chama a atenção pela beleza e cuidado na preservação.

Praça Floriano Peixoto

Localizado no Bairro Santa Efigência, no limite das regiões Leste e Centro-Sul, o espaço público completou um ano de revitalização. A praça é tombada pelo município e pelo estado.

Museu de Artes e Ofícios (MAO)

Está instalado no antigo prédio da Estação Ferroviária, no Centro de BH. A partir da abertura do museu, o município recuperou a Praça Rui Barbosa (Estação), que estava completamente degradada.

Casa Amarela

Fica na Rua Timbiras com Avenida Álvares Cabral e abriga uma Unidade Municipal de Educação Infantil. O casarão foi construído em 1899, com projeto de Edgard Nascentes Coelho (1853-1917).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)